Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32955
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPITULO_TrajetoriasTerminologicasRelacionadas.pdf4,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Trajetórias terminológicas relacionadas à inteligência competitiva
Autor(es): Tarapanoff, Kira
Valentin, Marta
Álvares, Lilian Maria Araújo de Rezende
Assunto: Inteligência competitiva
Termos e conceitos
Teoria da comunicação terminológica
Data de publicação: 2017
Editora: Facultad de Ciencias de la Documentación, Universidad Complutense de Madrid
Referência: TARAPANOFF, Kira; VALENTIN, Marta; ÁLVARES, Lilian. Trajetórias terminológicas relacionadas à inteligência competitiva. In: CUEVAS CERVERÓ, Aurora et al. (Coord.). Investigación en información, documentación y sociedad: perspectivas y tendencias. Madrid: Facultad de Ciencias de la Documentación, Universidad Complutense de Madrid, 2017. v. 2. p. 449-467. Disponível em: <https://eprints.ucm.es/49084/>. Acesso em: 26 out. 2018.
Resumo: Propõe discutir a terminologia acerca dos termos inteligência competitiva, inteligência de negócios, inteligência econômica, inteligência empresarial, inteligência organizacional, inteligência competitiva organizacional, prospecção informacional, monitoramento informacional e vigilância informacional. A terminologia de cada área evolui devido à necessidade de especialistas em um campo se comunicar com precisão e concisão. Mesmo estes, podem usar termos e conceitos indistintamente, quando de fato, há polissemias que precisam ser reconhecidas, não apenas na tradição de uso de vários países, como também nos próprios conceitos delimitadores. Da mesma maneira, serão identificadas as expressões sinônimas que apenas retratam a riqueza dos idiomas. É obrigação de quem atua em um campo específico, usar termos técnicos precisos, reconhecer suas definições, documentá-los e disseminá-los. A metodologia será baseada no estudo da literatura da área, incluindo os conceitos também especificados em dicionários e glossários. Os objetos terminológicos serão analisados à luz da Teoria Comunicativa da Terminologia, de Cabré, especialmente pelo Princípio da Poliedricidade do Termo, que afirma que as unidades terminológicas devem ser estudadas sob a perspectiva social, a perspectiva cognitiva e a perspectiva linguística. O estudo será limitado à investigação terminológica em países de idioma anglo-saxão e em países de língua latina. Os resultados esperados incluem o refinamento e padronização dos termos especializados, apoiando a consolidação da linguagem especializada da área, com seus significados singulares e cujo objetivo é garantir que a comunicação se realize de maneira compreensível e sem ambiguidades em ambientes mono ou multilíngues.
Abstract: Intends to discuss the terminology related to the terms competitive intelligence, economic intelligence, business intelligence, organizational intelligence, organizational competitive intelligence, informational prospection, informational scanning, and informational surveillance. The terminology of each area evolves because of the need of experts in a field to communicate with precision and conciseness. Even these may use terms and concepts indistinctly, when in fact there is polysemy which needs to be recognized, not just in tradition of use in several countries, but also within the own delimitation of concepts. Likewise, the synonymous expressions that only portray the richness of languages will be identified. It is the obligation of those who work in a specific field, use precise technical terms, provide definitions, document and disseminate them. The methodology will be based on the study of the pertinent literature, including the concepts also specified in dictionaries and glossaries, especially regarding the general use of the terms. The terms objects of this study will be analyzed in the light of the Terminological Communication Theory of the author Cabre, specifically under the Principle of Poliedricity. Principle which analyses the terms under a social, cognitive and linguistic perspectives. The study will be limited to terminological research in Anglo-Saxon and Latin speaking countries. The expected results will include the refinement and standardization of specialized terms, supporting the consolidation of the specialized language of the area, with their unique meanings with the objective is to ensure that communication takes place in a comprehensible and unambiguous way in mono or multi-lingual environments.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença: Los textos e imágenes publicados en esta obra están sujetos –excepto que se indique lo contrario– a una licencia de Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual (BY-NC-SA) v.3.0 España de Creative Commons. Por tanto, la obra se puede copiar, reproducir, distribuir, remezclar, transformar o comunicar públicamente en cualquier medio o formato, siempre que se cite al autor y a la fuente (UCM. Universidad Complutense de Madrid), y siempre que la obra derivada quede sujeta a la misma licencia y que se haga sin fines comerciales o ánimo de lucro. La licencia completa se puede consultar en: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/es/
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.