Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/32969
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPITULO_TecnologiasInformacaoComunicacao.pdf4,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: As tecnologias da informação e comunicação (TICS) disponíveis para o estudante universitário hoje e a percepção das mesmas como instrumento acadêmico por parte do alunado brasiliense
Autor(es): Duque, Cláudio Gottschalg
Assunto: Tecnologia da informação
Estudantes universitários
Blackboard
Redes sociais
Dispositivos móveis
Data de publicação: 2017
Editora: Facultad de Ciencias de la Documentación, Universidad Complutense de Madrid
Referência: DUQUE, Claudio G. As tecnologias da informação e comunicação (TICS) disponíveis para o estudante universitário hoje e a percepção das mesmas como instrumento acadêmico por parte do alunado brasiliense. In: CUEVAS CERVERÓ, Aurora et al. (Coord.). Investigación en información, documentación y sociedad: perspectivas y tendencias. Madrid: Facultad de Ciencias de la Documentación, Universidad Complutense de Madrid, 2017. v. 2. p. 311-319. Disponível em: <https://eprints.ucm.es/49084/>. Acesso em: 26 out. 2018.
Resumo: Esta pesquisa avaliou, de maneira qualitativa e quantitativa, empregando um pequeno questionário, a utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e de redes sociais digitais (BOYD & ELLISON 2007) com viés acadêmico, em alguns cursos de graduação de algumas universidades de Brasília. A expectativa era que, por estarmos no século XXI, na capital do Brasil (uma das cidades mais conectadas do país, atualmente temos mais de 25 milhões de usuários de Internet móvel no Brasil) e avaliando alunos de graduação, a utilização de TICs pelos mesmos seria maciça. De fato, a utilização de TICs e de redes sociais digitais (BUETTNER,2016) pelos respondentes é maciça, porém não para fins acadêmicos e didáticos. As TICs não teriam hoje uma função primordial dentro do contexto educacional? Pois atualmente a Web, que é um serviço disponível na Internet, é o espaço informacional onde se dispõe de uma maior oferta de informação, que complementa as diferentes temáticas abordadas em sala de aula. O questionário foi respondido por 38 pessoas, sendo 19 do sexo feminino e 19 do sexo masculino, com a média na faixa etária de 25, 28 delas ainda cursando graduação, 7 com pós-graduação e 4 somente com graduação. Dentre os que já graduaram o que se graduou há mais tempo graduou em 2014 e entre os graduandos a previsão de graduação da maioria é de ocorrer em 2019. Portanto, todos os respondentes frequentaram ou frequentam uma instituição de ensino superior dentro do período de utilização maciça de TICs nas mesmas. Esses respondentes frequentam ou frequentaram cursos de exatas, humanas e sociais aplicadas. A competência informacional desses respondentes deveria ser satisfatória, pois, essas instituições realmente apresentam, de uma maneira ou de outra, propostas de utilização de TICs como recurso de incentivo ao desenvolvimento do alunado e de suas habilidades informacionais.
Abstract: This research evaluated, qualitatively and quantitatively, using a short questionnaire, the use of Virtual Learning Environments (VLE), Information and Communication Technologies (ICT) and digital social networks with academic bias in some undergraduate courses of some universities of Brasilia. The expectation was that, because we are in the twenty-first century, the capital of Brazil (one of the most connected cities in the country currently have over 25 million mobile Internet users in Brazil) and evaluating undergraduate students, the use of ICT by the same it is massive. In fact, the use of ICT and digital social networks by respondents is massive, but not for academic and educational purposes. ICTs today don´t have a major role within the educational context? Now a day the Web, which is a service available on the Internet, is the informational space where it has a greater range of information that complements the different themes addressed in the classroom. The questionnaire was answered by 38 people, including 19 females and 19 males, mean aged 25, 28 of them still attending undergraduate, 7 with graduation and 4 only with undergraduation. Among the already graduated who graduated longest graduated in 2014 and among the graduates most of the graduate is expected to occur in 2019. Therefore, all respondents attended or attend a higher education institution within the massive use of ICT therein. These respondents attend or attended exact courses, human and social applied. The information literacy of these respondents should be satisfactory, because these institutions really have in one way or another, proposals for the use of ICTs as an incentive to use the development of the students and their information literacy.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença: Los textos e imágenes publicados en esta obra están sujetos –excepto que se indique lo contrario– a una licencia de Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual (BY-NC-SA) v.3.0 España de Creative Commons. Por tanto, la obra se puede copiar, reproducir, distribuir, remezclar, transformar o comunicar públicamente en cualquier medio o formato, siempre que se cite al autor y a la fuente (UCM. Universidad Complutense de Madrid), y siempre que la obra derivada quede sujeta a la misma licencia y que se haga sin fines comerciales o ánimo de lucro. La licencia completa se puede consultar en: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/es/
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.