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CAPITULO_AlunosEnsinoDistancia.pdf4,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSuaiden, Emir José-
dc.contributor.authorFreitas, Fabiane Nogueira-
dc.date.accessioned2018-10-31T15:45:33Z-
dc.date.available2018-10-31T15:45:33Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSUAIDEN, Emir José; FREITAS, Fabiane Nogueira. Os alunos do ensino a distância à margem das bibliotecas universitárias brasileiras: normas que excluem. In: CUEVAS CERVERÓ, Aurora et al. (Coord.). Investigación en información, documentación y sociedad: perspectivas y tendencias. Madrid: Facultad de Ciencias de la Documentación, Universidad Complutense de Madrid, 2017. v. 2. p. 321-330. Disponível em: <https://eprints.ucm.es/49084/>. Acesso em: 26 out. 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32970-
dc.description.abstractEste trabalho compara as normas e instrumentos legais do ensino a distância com diretrizes específicas voltadas para bibliotecas universitárias que atendem este segmento. É apresentado, de forma breve, o atual contexto da educação a distância no Brasil. Após o aporte teórico foram expostas as normas e os instrumentos legais que impactam nas bibliotecas que atendem a EAD. Feito o levantamento documental, deu-se ênfase aos aspectos relacionados a avaliação destas unidades de informação. Expostos os itens nas normativas e instrumentos, foi feita a comparação com diretrizes específicas voltadas aos serviços de bibliotecas universitárias do ensino a distância, de autoria da Association of College and Research Libraries. O ensino a distância tem causado impactos consideráveis na educação tradicional, ainda mais agora, apoiado nas tecnologias da informação e comunicação. Hoje, já se configura em um caminho sem volta no segmento educacional. Por isso, as bibliotecas de instituições de nível superior precisam ter em foco também o atendimento das necessidades deste público em específico. Fornecendo, além do acervo digital e do meio de acesso ao acervo físico, serviços que facilitem o uso das informações presentes em seus ambientes. Mostrando-se estarem realmente preocupadas com esta realidade.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherFacultad de Ciencias de la Documentación, Universidad Complutense de Madridpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs alunos do ensino a distância à margem das bibliotecas universitárias brasileiras: normas que excluempt_BR
dc.typeParte de livro ou capítulo de livropt_BR
dc.subject.keywordBibliotecas universitáriaspt_BR
dc.subject.keywordEnsino a distânciapt_BR
dc.rights.licenseLos textos e imágenes publicados en esta obra están sujetos –excepto que se indique lo contrario– a una licencia de Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual (BY-NC-SA) v.3.0 España de Creative Commons. Por tanto, la obra se puede copiar, reproducir, distribuir, remezclar, transformar o comunicar públicamente en cualquier medio o formato, siempre que se cite al autor y a la fuente (UCM. Universidad Complutense de Madrid), y siempre que la obra derivada quede sujeta a la misma licencia y que se haga sin fines comerciales o ánimo de lucro. La licencia completa se puede consultar en: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/es/pt_BR
dc.description.abstract1This paper compares the rules and legal instruments of distance learning with specific guidelines aimed at university libraries that serve this segment. Is displayed briefly, the current context of distance education in Brazil. After the theoretical framework were exposed, the legal instruments that affect libraries on distance learning were show. Made the documentary survey, it was given emphasis on aspects related to evaluation of these information units. Exhibited items in regulations and instruments of evaluation, was make a comparison with specific guidelines oriented for services of university libraries of distance learning, written by the Association of College and Research Libraries. Distance learning has caused considerable impacts on traditional education, especially now, supported by information and communication technologies. Today, it has been set on a path of no return in the educational segment. Therefore, higher education institutions libraries need to be in focus also meet the needs of this audience in particular. Providing in addition to the digital collection and the means of access to physical assets, services that facilitate the use of information present in their environments. Showing up are really concerned about this reality.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
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