Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/33002
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_WesleyVieiraXoteslem.pdf10,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Personalização do ensino de matemática na perspectiva do ensino híbrido
Autor(es): Xoteslem, Wesley Vieira
Orientador(es): Evangelista, Tatiane da Silva
Assunto: Matemática - estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
Educação híbrida
Educação - tecnologia da informação
Plataformas digitais
Recursos didáticos
Data de publicação: 9-Nov-2018
Referência: XOTESLEM, Wesley Vieira. Personalização do ensino de matemática na perspectiva do ensino híbrido. 2018. 83 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como proposta uma reflexão sobre a personalização do ensino em Matemática, no nível médio, e para que isso ocorra propõe-se a metodologia de ensino híbrido. Trata-se de uma metodologia que agrega várias possibilidades de organização e manejo em prol de identificar as dificuldades pontuais dos alunos, utilizando ferramentas tecnológicas, plataformas adaptativas, como aliadas, a fim de acompanhar o desenvolvimento dos educandos. A pesquisa aborda os vários modelos de ensino híbrido e suas concepções de utilização em sala de aula. Foi utilizada a plataforma “Khan Academy”, no modelo virtual enriquecido, com o intuito de levantar dados para comparar o modelo tradicional1 e o híbrido e os resultados aferidos. Essa perspectiva de personalização do ensino em Matemática faz com que os alunos tenham maior autonomia, criticidade e, assim, tornem-se alunos mais motivados a aplicar a Matemática.
Abstract: This work proposes a reflection on personalization of mathematics teaching at the high school, and for this occur, the hybrid teaching methodology is proposed. Refers to a methodology that adds several possibilities of organization and management in order to identify the specific difficulties of the students, using technological tools, adaptive platforms as allies with the view to accompany the development of the students. The research addresses sundry models of hybrid teaching and their use in classrooms. The "Khan Academy" platform was used, in the enriched virtual model, for the purpose of collect data to compare the traditional model2 and the hybrid model and the respective results. This perspective of customization of mathematics teaching makes students have greater autonomy, criticality and, thus, become more motivated to apply Mathematics.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.