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dc.contributor.advisorMelo, Guilherme Sales Soares de Azevedo-
dc.contributor.authorSantos, Eduardo Veloso dos-
dc.date.accessioned2018-11-09T20:18:13Z-
dc.date.available2018-11-09T20:18:13Z-
dc.date.issued2018-11-09-
dc.date.submitted2018-06-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Eduardo Veloso dos. Punção em lajes lisas: métodos de cálculo, prescrições normativas e exemplos de aplicação. 2018. xvli, 225 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33011-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEm uma estrutura de edificação convencional, as lajes se apoiam em vigas, e estas se apoiam nos pilares. No sistema estrutural de lajes lisas, as lajes se apoiam diretamente sobre os pilares, dispensando as vigas. Este sistema resulta em uma série de vantagens construtivas, porém, potencializa o efeito dos esforços cortantes nas regiões de ligação da laje ao pilar, de modo que a laje tende a ser perfurada pelo apoio com o pilar. Esse fenômeno, que é crítico no dimensionamento de lajes lisas, é denominado punção. Nesta pesquisa, é realizada uma revisão dos modelos de cálculo e prescrições normativas relativas à resistência à punção adotadas por três relevantes normas de projeto de estruturas de concreto: a NBR 6118:2014, o EUROCODE 2:2004 e o ACI 318:2014, além das recomendações do fib MODEL CODE:2010. A pesquisa objetiva criar um material atualizado, abrangente e esclarecedor sobre o tema da punção em lajes lisas. São trabalhadas as diversas situações de ocorrência do fenômeno em um pavimento: em ligações laje-pilar internas, de borda e de canto. São esclarecidas dúvidas recorrentes no meio técnico-científico a respeito do fenômeno da punção, especialmente quando o carregamento é excêntrico, ocasião em que aparecem os parâmetros “W” (módulo de resistência plástica) no modelo de cálculo da NBR 6118:2014 e do EUROCODE 2:2004, e “J” (análogo ao momento de inércia polar) no modelo do ACI 318:2014. Além de sintetizar os modelos e prescrições normativas, estes são utilizados para dimensionar as ligações laje-pilar de uma edificação à título de exemplo, e para prever a carga de ruptura de um modelo experimental de ligação laje-pilar de borda em concreto protendido. Constatou-se que o dimensionamento pelo ACI 318:2014 foi o mais conservador, requerendo mais armaduras de punção, enquanto o dimensionamento pela NBR 6118:2014 foi o menos conservador. Para o modelo experimental exemplificado, constata-se que o EUROCODE 2:2004 contém simplificações para os casos de ligações laje-pilar de borda e de canto que, apesar de simplificar os cálculos, podem resultar em previsões de carga de ruptura consideravelmente superiores à carga experimental, ou seja, contra a segurança.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePunção em lajes lisas : métodos de cálculo, prescrições normativas e exemplos de aplicaçãopt_BR
dc.title.alternativePunching shear in flat slabs : calculation methods, normative prescriptions and examplespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLajes lisaspt_BR
dc.subject.keywordPunçãopt_BR
dc.subject.keywordConcreto - estruturaspt_BR
dc.subject.keywordLigação laje-pilarpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1A conventional structure of a building has slabs are supported on beams, and beams supported on columns. The structural system with flat slabs has slabs supported directly on columns, and no beams are required. This system leads to plenty of constructive advantages, but on the other hand it highlights the effect of shear forces in the slab’s connections with columns, so that the slab tends to be perforated by the supporting column. This phenomenon, which is critical in the design of flat slabs, is known as punching shear. In this research, a review is presented about the calculation models and normative prescriptions adopted by three relevant standards for designing concrete structures: the NBR 6118:2014, the EUROCODE 2:2004 and the ACI 318:2014, as well as the recommendations of fib MODEL CODE:2010. The research aims to create an up-to-date, wide-ranging and enlightening material about punching shear in flat slabs. The various scenarios of the phenomenon are studied on a pavement: internal, edge and corner slab-column connections. It clarifies common doubts among the technical-scientific people regarding the punching shear phenomenon, especially when the required load is eccentric, when the "W" (plastic resistance module) parameters appear in the calculation model of NBR 6118:2014 and EUROCODE 2:2004, and also the "J" (analogous to the polar moment of inertia) parameters in the ACI 318:2014 model. In addition to reviewing the normative models and prescriptions, those are applied to design the slab-column connections of a building and to predict the ultimate load of an experimental edge connection made of prestressed concrete. It was verified that the ACI 318:2014 design was the most conservative, requiring more shear reinforcement, while the NBR 6118:2014 design was the least conservative. For the experimental model exemplified, it was noted that EUROCODE 2:2004 contains simplifications for the cases of edge and corner connections which, although they simplify the calculations, they can result in significantly higher ultimate load predictions than the experimental load, that is, against safety.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civilpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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