http://repositorio.unb.br/handle/10482/33047
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_MuriloSilvaRezende.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A folia do palmital : experiências que tecem musicalidades |
Autor(es): | Rezende, Murilo Silva |
Orientador(es): | Pederiva, Patrícia Lima Martins |
Assunto: | Musicalidade Festas folclóricas Festas populares - etnologia Educação e cultura Experiências musicais Educação |
Data de publicação: | 20-Nov-2018 |
Data de defesa: | 2-Jul-2018 |
Referência: | REZENDE, Murilo Silva. A folia do palmital: experiências que tecem musicalidades. 2018. 153 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | No presente texto me proponho a demonstrar de que forma as experiências que temos durante a vida engendram o desenvolvimento de nossa musicalidade. Fundamentado na perspectiva histórico-cultural de Vigotski essa pesquisa teve como campo as experiências musicais vividas em uma Folia de Reis no centro-oeste mineiro, em um grupo no qual pessoas distintas se encontram algumas vezes ao ano e têm a oportunidade de compartilhar experiências musicais, e, desse modo, se desenvolverem musicalmente. Este pesquisador por meio da etnografia, observou e participou deste grupo com o intuito de entender a trama que se dá durante a vida destas pessoas e de que maneira as experiências musicais individuais, sociais e históricas compreendem o arcabouço de experiências que constituem o desenvolvimento das diferentes musicalidades. |
Abstract: | In the present text I propose to demonstrate how the experiences we have during our lives engender the development of our musicality. Based on the Vygotsky’s Cultural-Historical perspective, this research had as its field the musical experience lived in a “Folia de Reis”- is a cultural manifestation that symbolizes the trip of the three wise men following the star to the birthplace of the Baby Jesus. For a few days at the end of the year they sing at the region's houses asking for alms and with the donation they receive they make a party to the community to pay a promise and celebrate the borne of Jesus - in the center-west of Minas Gerais/ Brazil, in a group in which different people meet few days each year and has the opportunity to share musical experiences, and through this they can develop themselves musically. This researcher, through ethnography, observed and participated in this group in order to understand the plot that occurs during the life of these people and in what way the individual, social and historical musical experiences comprise the framework of experiences that constitute the development of the different musicalities. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.