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2018_HelviaNancyFuzerLira.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorZiani Suarez, Paulo Anselmo-
dc.contributor.authorLira, Helvia Nancy Fuzer-
dc.date.accessioned2018-11-20T19:30:11Z-
dc.date.available2018-11-20T19:30:11Z-
dc.date.issued2018-11-20-
dc.date.submitted2018-07-03-
dc.identifier.citationLIRA, Helvia Nancy Fuzer. Aproveitamento de resíduo proveniente da indústria de produção de latas de alumínio para obtenção de combustível e graxa lubrificante. 2018. 82 f., il. Tese (Doutorado em Tecnologias Química e Biológica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33057-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Química e Biológica, 2018.pt_BR
dc.description.abstractDestinar resíduos urbanos ou industriais tem se tornado uma preocupação da sociedade em geral, porém, tal prática exige o atendimento à legislação e viabilidade técnica e econômica. Esta pesquisa propõe alternativas para a transformação do resíduo oleoso produzido em duas fábricas de latas de alumínio em combustível com composição e propriedades semelhantes às do óleo diesel e na produção de graxa lubrificante de lítio. Para obtenção do combustível realizaram-se as reações de craqueamento térmico com rendimentos variando entre 89 % e 96 %, de esterificação catalisada por óxido de alumínio (Al2O3) alcançando rendimentos na conversão de ácidos carboxílicos à alquil éster entre 89 % e 96 % e de hidrotratamento catalisado por níquel molibdênio sulfetado suportado em alumina (NiMoS2/Al2O3) obtendo rendimentos nas reações de hidrodesoxigenação e hidrogenação entre 93 % e 96 %. A caracterização dos produtos foi feita pelas técnicas de espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), cromatografia gasosa acoplada ao espectro de massas (GCMS) e análise elementar (CHN), e pelas propriedades físico químicas exigidas para os combustíveis de uso rodoviário, que apresentaram propriedades com valores semelhantes aos limites estabelecidos para o óleo diesel tanto para o tipo A quanto para o tipo B. Um diferencial significativo desta pesquisa é o fato de que o combustível inibiu o crescimento de fungos filamentosos (Fusarium solani e Aspergilus niger) e bactérias (Acinetobacter sp. e Bacillus subtilis), alguns dos microorganismos responsáveis pela contaminação do óleo diesel comercial. Para a obtenção da graxa lubrificante o resíduo foi misturado a um agente dispersante obtido pela reação de saponificação do óleo de soja com hidróxido de lítio. A partir da análise de propriedades físico-químicas da graxa lubrificante, foi possível classificá-la como resistente à altas temperaturas e com grau NLGI variando de 0 a 2.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAproveitamento de resíduo proveniente da indústria de produção de latas de alumínio para obtenção de combustível e graxa lubrificantept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordResíduos como combustívelpt_BR
dc.subject.keywordResíduos industriaispt_BR
dc.subject.keywordCraqueamento térmicopt_BR
dc.subject.keywordEsterificaçãopt_BR
dc.subject.keywordHidrotratamentopt_BR
dc.subject.keywordÓleos e gorduraspt_BR
dc.description.abstract1The disposal of industrial wastes must meet the environmental legislations while being economically feasible. This work presents an alternative processes for the transformation of an oily waste produced in aluminum can factories into a diesel-like fuels and lubricating greases. To obtain the diesel-like fuels successive reactions were performed: thermal cracking with yields ranging from 89 % to 96 %, esterification presented yields to convert carboxylic acids into alkyl ester between 89 % and 96 % and hydrotreating obtained yields ranging from 93 % to 96% to obtain the products of the hydrogenation and hydrodeoxygenation reactions. The fuels were characterized by FT-IR and GC-MS, showing to be composed by a great mixture of hydrocarbons. The physical-chemical properties of the hydrocarbon mixtures were also characterized and matched the Brazilian specification for diesel fuel. Besides, the fuels exhibit also biocidal activity inhibiting the growth of filamentous fungi (Aspergillus niger and Fusarium solani) and bacteria (Acinetobacter sp and Bacillus subtilis), which are microorganisms commonly found in fuel tanks. Lubricating greases where produced mixing the residues with refined soybean oil lithium soap. The greases were resistant to high temperatures and could be classified as NLGI grade 0 to 2.pt_BR
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