Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33076
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DanielaLinkeviciusdeAndrade.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A representação da autoridade e identidade dos historiadores em AskHistorians (2011-2017)
Outros títulos: The representation of the authority and identity of the historians in AskHistorians (2011-2017)
Autor(es): Andrade, Daniela Linkevicius de
Orientador(es): Barroso, Eloisa Pereira
Assunto: História
Web 2.0
Historiadores
Diálogos
Data de publicação: 26-Nov-2018
Referência: ANDRADE, Daniela Linkevicius de. A representação da autoridade e identidade dos historiadores em AskHistorians (2011-2017). 2018. 142 f. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo compreender como são expressas as representações culturais da autoridade e identidade dos historiadores no AskHistorians, por meio da análise dos discursos nele presentes. O AskHistorians é um fórum de discussão social, criado em 2011, dentro da plataforma do Reddit, que tem como finalidade estabelecer um diálogo entre historiadores independentes e o público, com foco em prover respostas sérias, de nível acadêmico, a questões de história. Por isso, partiremos das condições de produção e dos significados partilhados entre seus participantes, com o intuito de tensionar algumas das principais discussões do campo da História Digital, principalmente no que tange à noção de Web 2.0 e à dinâmica do conhecimento na rede.
Abstract: This dissertation aims to understand how the cultural representations of historians’ authority and identity are expressed in AskHistorians, through the analysis of the discourses present in it. AskHistorians is a social discussion forum, created in 2011, within the Reddit platform, which has the intention of stablishing a dialogue between independent historians and the public, with a focus on providing serious, academic-level answers to issues of history. Therefore, we will explore the conditions of production and the meanings shared among its participants, in order to stress some of the main discussions in the field of Digital History, especially regarding the notion of Web 2.0 and the knowledge dynamics in the network.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-graduação em História, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.