Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fonseca, Adelaida Pallavicini | - |
dc.contributor.author | Muñoz Pipicano, Edwin Fernando | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-26T17:30:11Z | - |
dc.date.available | 2018-11-26T17:30:11Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-26 | - |
dc.date.submitted | 2018-05-30 | - |
dc.identifier.citation | MUÑOZ PIPICANO, Edwin Fernando. Metodologia para o planejamento do transporte urbano de carga usando dados de documentos fiscais eletrônicos. 2018. 144 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33077 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | De acordo com a importância do Transporte Urbano de Carga - TUC e na tentativa de
melhorar o entendimento deste sistema, o qual tem sido pouco estudado ao se comparar com
o sistema de transporte de pessoas, o presente trabalho tem por objetivo usar os dados
registrados nos documentos fiscais eletrônicos – DF-e, como fonte alternativa de qualidade
e de baixo custo, para propor uma metodologia de planejamento do TUC.
Com esse intuito, inicialmente é fornecido um embasamento teórico sobre as técnicas de
planejamento em transportes, conceitos gerais de planejamento e sua importância, modelos
de transportes existentes e sua aplicabilidade e, em especial, a forma para a seleção,
tratamento e preparação dos dados provenientes de documentos fiscais eletrônicos. Também,
com a finalidade de revelar a importância e a necessidade em aprofundar o estudo do TUC,
são abordados, no contexto do processo de planejamento em transportes, os principais
obstáculos e erros na sua modelagem.
Após, trata-se sobre a metodologia proposta para o planejamento do TUC, usando os dados
registrados nos documentos fiscais. Nesta pesquisa foi considerada a aplicação da
metodologia proposta em um estudo de caso, usando os dados das Notas Fiscais Eletrônicas
– NF-e emitidas no Distrito Federal, Brasil, e considerando somente os movimentos das
mercadorias do tipo interno-internos.
Finalmente, conclui-se que a metodologia proposta aporta um insumo complementar que os
planejadores e tomadores de decisões poderiam usar como um elemento no processo de
planejamento do TUC. Adicionalmente, expõe-se o potencial, a qualidade e o baixo custo,
que tem este tipo de fontes alternativas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Metodologia para o planejamento do transporte urbano de carga usando dados de documentos fiscais eletrônicos | pt_BR |
dc.title.alternative | Metodología para el planeamiento del trasporte urbano de carga usando datos de facturas electrónicas | pt_BR |
dc.title.alternative | Planning methodology for the urban freight transport using data from electronic tax documents | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte urbano de carga | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transportes - planejamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte de carga | pt_BR |
dc.subject.keyword | Documentos fiscais eletrônicos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | According with a relative importance of Urban Freight Transport – UFT and the attempt to
improve the knowledge about this system. It has been insufficiently researched when
compared to transportation of passengers. The goal of this project is to use the registered
data of electronic tax documents as an alternative resource of quality and low cost, to propose
a planning methodology of UFT.
To do it, initially is provided the theoretical background about techniques of transport
planning, approaching general terms about planning and its importance, current transport
models and their applicability, and, in special, techniques for selection, treatment and
preparation of data obtained from electronic tax documents. As well, with the purpose of
revel the importance and the needs to study this type of subject, the main obstacles and errors
in the modeling into context of planning of transports are tackled.
Later, is presented the proposed methodology for planning of UFT using data from electronic
tax documents. In this research, it was considered the application of this proposed
methodology as a case study, using data reported in Electronic Invoice – NF-e issued in the
Federal District, Brazil, and only considering internal-internal good movements into Federal
District.
Finally, in conclusion, this methodology proposed brings a complementary input that
planners and decision makers could use it as an integrated element in the planning process
of UFT. Additionally, in this research is showed the big potential, quality and low cost of
this alternative resource inside of planning process. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | De acuerdo con la importancia del Transporte Urbano de Carga – TUC y con el propósito
mejorar el entendimiento de este sistema, el cual ha sido poco estudiado cuando se compara
con el sistema de transporte de pasajeros, esta investigación tiene por objetivo utilizar los
registros de los documentos fiscales electrónicos – DF-e, como fuente de datos alternativa,
de calidad y de bajo costo, para proponer una metodológica de planeación del TUC.
Con ese objetivo, inicialmente es presentada la fundamentación teórica sobre las técnicas de
planeación en transportes, conceptos generales de planeación y su importancia, modelos de
transporte existentes y su aplicabilidad y en especial, la forma para la selección, tratamiento
y preparación de los datos procedentes de documentos fiscales electrónicos También, con la
finalidad de mostrar la importancia y la necesidad profundizar el estudio del TUC, son
abordados, en el contexto del proceso de planeación en transportes, los principales
obstáculos e errores en su modelación.
En seguida, es presentada la metodología propuesta para la planeación del TUC, utilizando
los datos de los documentos fiscales electrónicos. En este estudio fue considerada la
aplicación de la propuesta metodológica con un estudio de caso, usando los datos de las
Facturas Electrónicas – NF-e emitidas en el Distrito Federal, Brasil, y considerando
solamente los movimientos de carga de tipo interno-interno.
Finalmente, se concluye que la metodología propuesta genera un insumo complementar que
los planeadores y tomadores de decisión podrían usar como un elemento en el proceso de
planeación del TUC. Adicionalmente, se muestra el potencial, la calidad y el bajo costo que
este tiene este tipo de fuentes alternativas. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|