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Título: Entre a cidade de Concreto e a cidade narrada : o imaginário de Brasília na poesia de Nicolas Behr
Autor(es): Albano, Anna Luísa Portela de Deus
Orientador(es): Peixoto, Elane Ribeiro
Assunto: Brasília (DF) - imaginário
Poesia - Brasília (DF)
Behr, Nicolas, 1958- crítica e interpretação
Data de publicação: 26-Nov-2018
Referência: ALBANO, Anna Luísa Portela de Deus. Entre a cidade de Concreto e a cidade narrada: o imaginário de Brasília na poesia de Nicolas Behr. 2018. 232 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho discute e analisa as representações de Brasília presentes nas poesias do cuiabano-brasiliense Nicolas Behr. O objetivo é apreender, nos poemas dedicados à Capital Federal, parte do imaginário social da cidade, temporalmente situado entre a década de setenta e o começo dos anos dois mil. Behr chegou adolescente na Brasília dos anos de 1970 e o espanto foi o primeiro sentimento experimentado diante da inusitada cidade modernista. O estranhamento do poeta, partilhado com outros, como o de Clarice Lispector, nos fala de uma cidade sem saturação histórica, frequentemente associada ao deserto e à solidão no seu quase grau zero. As representações da primeira fase da obra de Behr são como uma imagem invertida das intenções de Lucio Costa. Posteriormente, sua poesia parece entregar-se à cidade-utopia do urbanista. Coteja- -se a cidade da memória do poeta, cujos escritos circularam pelos bares e espaços culturais de Brasília, aquela do urbanista, em folhas mimeografadas. Há, em seus poemas, metáforas e imagens sobre o cotidiano de uma cidade para a qual era necessário o conhecimento de um vocabulário específico a demandar esforço para sua decifração. Os sentimentos nos registros poéticos de Behr possibilitam mais uma camada na espessura da história de Brasília.
Abstract: This paper discusses and analyzes the representations of Brasilia present in the marginal poetry of Nicolas Behr. The objective is to understand part of the social imaginary of the city in his poems, between the seventies and the beginning of the two thousands. Behr was a teenager in Brasilia in the 1970s, where astonishment was the first feeling he experienced before the unusual modernist city. The estrangement felt by the poet, shared with others such as Clarice Lispector, reveals a city without historical saturation, often associated with deserts and solitude at its almost zero degree. The representations of the first phase of Behr’s work are like an inverted image of Lucio Costa’s intentions. Later, his poetry seems to surrender to the city of the urbanist. His poems are filled with metaphors and images about the daily life of the city, which demand a certain knowledge of a specific vocabulary for its deciphering. The sentiments in Behr’s poetic records provide yet another layer in the thickness of Brasília’s history.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2018.
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