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Título: Ação comunicativa e de informação : modelo transdisciplinar para o aprender a aprender
Outros títulos: The communicative action and information : a learning to learn transdisciplinary model
La acción comunicativa y de información : Modelo transdisciplinario para aprender a aprender
Autor(es): Marques, Márcia
Assunto: Redes sociais - análise
Competências em informação e comunicação
Multivocalidade
Transdisciplinaridade
Data de publicação: Jul-2015
Editora: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Referência: MARQUES, Márcia. Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 8, n. 2, p. 194-211, jul./ dez. 2015. ISSN 1983-5213. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/15732/11433. Acesso em: 04 dez. 2018.
Resumo: Este artigo trata do Modelo de Ação Comunicativa e de Informação para Redes Sociais em Ambientes Digitais, uma articulação transdisciplinar de conhecimentos e saberes que orienta a construção coletiva e colaborativa de estratégias inclusivas de comunicação e de formação permanente de competências para promover o entendimento entre atores integrantes de uma rede social. A Ciência da Informação, a Comunicação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) organizam, em relação de transdisciplinaridade, esta articulação. Este modelo é base para o diagnóstico e o planejamento de ações: para a construção coletiva de relações de comunicação negociadas entre os participantes da rede; para a criação de ambientes digitais que propiciem espaços de aprendizagem para o enfrentamento da informação e da comunicação; para que especialistas em comunicação pública promovam a transparência da informação, como previsto na Constituição e na Lei de Acesso à Informação do Brasil. O modelo articula metodologias para análise do indivíduo e da rede (Estudo de Usuários, Análise de Redes Sociais, Multivocalidade) para obter diagnóstico e elaborar planejamento de ações de comunicação e de informação.
Abstract: This article is about the communicative action and information model for social networking in digital environments, a transdisciplinary articulation of knowledge and learning that guides the collective and collaborative construction of inclusive communication strategies and ongoing development of competencies to promote understanding between the players, members of a social network. Information Science, Communication itself and Information and Communication Technologies (ICT) promote this articulation in transdisciplinary mode. This model is the basis for the diagnosis and action planning herein: for the collective construction of communication relationships negotiated between participants of the network; for the creation of digital environments that provide spaces for learning to cope with information and communication; so that public communication experts may promote transparency of information as stated in the Constitution and the Law on Access to Information in Brazil. The model articulates methodologies for analyses of the individual and the network (Users Study, Social Network Analysis, multivoicedness) to obtain diagnosis and elaborate communication and information action planning.
Resumen: Este artículo es sobre el modelo de acción comunicativa y de información para las redes sociales en entornos digitales, una articulación transdisciplinária de conocimientos y saberes que guía la construcción colectiva y cooperativa de las estrategias de comunicación incluyentes y capacitación en curso para promover el entendimiento entre los actores miembros de una red social. La Ciencia de la Información, la Comunicación y las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) son organizadas en relación transdisciplinaria. Este modelo es la base para el diagnóstico y la planificación de la acción: para la construcción colectiva de las relaciones de comunicación negociados entre los participantes de la red; para la creación de entornos digitales que facilitan el aprendizaje para hacer frente a la información y la comunicación; para los expertos en comunicación pública promuevan la transparencia de la información conforme a lo dispuesto en la Constitución y la Ley de Acceso a la Información de Brasil. El modelo articula metodologías para analizar la red y el individuo (Estudio de Usuarios; Análisis de Redes Sociales, mulitivocalidad) para las acciones de diagnóstico y planificación de comunicación e información.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Departamento de Jornalismo (FAC JOR)
Licença: Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação - Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Fonte: http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/15732/11433. Acesso em: 04 dez. 2018.
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