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ARTIGO_PrevencaoPrimariaSaude.pdf757,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorMurta, Sheila Giardini-
dc.contributor.authorBorges, Francimara Azevedo-
dc.contributor.authorRibeiro, Danilo Cruvinel-
dc.contributor.authorRocha, Eliana Porto-
dc.contributor.authorMenezes, Jordana Calil Lopes de-
dc.contributor.authorPrado, Marina de Moraes e-
dc.date.accessioned2018-12-06T13:44:33Z-
dc.date.available2018-12-06T13:44:33Z-
dc.date.issued2009-12-
dc.identifier.citationMURTA, Sheila Giardini et al. Prevenção primária em saúde na adolescência: avaliação de um programa de habilidades de vida. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 14, n. 3, p. 181-189, dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2009000300001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 17 out. 2013. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000300001.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33137-
dc.description.abstractEste artigo descreve o processo e resultados alcançados em um programa de habilidades de vida para dezoito adolescentes, de uma amostra não clínica, entre 12 a 14 anos de idade. Dezesseis sessões de grupo foram feitas, baseadas em uma abordagem psico-educativa e em técnicas de grupo. A avaliação de processo incluiu medidas diárias de satisfação do consumidor, prática de habilidades treinadas no curso da intervenção e suporte fornecido pelo grupo. A avaliação de processo demonstrou que os participantes se sentiram satisfeitos com o programa; praticaram habilidades sociais, habilidades cognitivas e habilidades de manejo de estresse aprendidas durante a intervenção; e demonstram um senso de confiança na intervenção em grupo. Entrevistas de follow-up conduzidas um ano depois com os adolescentes e seus pais mostraram que as mudanças comportamentais se mantiveram. Os resultados mostraram-se positivos, mas estudos experimentais serão necessários para conclusões definitivas sobre a efetividade do programa.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePrevenção primária em saúde na adolescência : avaliação de um programa de habilidades de vidapt_BR
dc.title.alternativePrimary prevention in health in adolescence : evaluation of a life skills programpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordConscientização socialpt_BR
dc.subject.keywordSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subject.keywordAdolescência - saúde mentalpt_BR
dc.subject.keywordPsicologia - metodologiapt_BR
dc.subject.keywordPrevençãopt_BR
dc.rights.licenseEstudos de Psicologia (Natal) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2009000300001&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 out. 2013.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000300001pt_BR
dc.description.abstract1This paper describes the process and results reached in a life skills program for 18 adolescents, from a non-clinical sample, with 12 to 14 years-old. Sixteen group sessions were done, based on a psycho-educational approach and group techniques. The process evaluation included diary measures of consumer satisfaction, practice of skills trained in the course of the intervention and support provided by the group. The process evaluation demonstrated that the participants felt satisfied with the program; practiced social skills, cognitive skills and stress management skills learned during the intervention; and demonstrated a sense of confidence in the group intervention. Follow-up interviews one year after the intervention conducted with the adolescents and their parents shown that the behavioral changes were maintained. The results suggest positive results from the intervention, but experimental studies will be necessary for robust conclusions on the effectiveness of this program.pt_BR
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