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Título: Direitos sexuais e reprodutivos na escola : avaliação qualitativa de um estudo piloto
Outros títulos: Sexual and reproductive rights at school : qualitative evaluation of a pilot study
Autor(es): Murta, Sheila Giardini
Rosa, Isabela Oliveira
Menezes, Jordana Calil Lopes de
Rieiro, Marcella Regina Silva
Borges, Ohary de Sousa
Paulo, Silvia Guimarães de
Oliveira, Verônica de
Ribeiro, Danilo Cruvinel
Del Prette, Almir
Del Prette, Zilda
Assunto: Prevenção
Conscientização social
Resiliência
Direitos sexuais
Direitos reprodutivos
Adolescentes - saúde e higiene
Data de publicação: Set-2012
Editora: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Referência: MURTA, Sheila Giardini et al. Direitos sexuais e reprodutivos na escola: avaliação qualitativa de um estudo piloto. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 28, n. 3, p. 335-344, set. 2012. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000300009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 out. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000300009.
Resumo: Este artigo descreve a avaliação de um programa preventivo para adolescentes, professores e familiares, focado em direitos sexuais e reprodutivos, resiliência e habilidades sociais assertivas. Foram conduzidas dez sessões psicoeducacionais com os adolescentes (N = 54), três oficinas com os docentes (N = 11) e duas visitas domiciliares às famílias (N = 7). Os resultados, avaliados por medidas qualitativas de autorrelato, mostram que os familiares buscaram serviços da comunidade recomendados na intervenção, os docentes relataram disposição para atuar no fortalecimento da rede social dos adolescentes e estes relataram melhoria na qualidade da comunicação com os pais, prática de sexo seguro e tolerância à diversidade. São discutidas as limitações e possibilidades de intervenções ecológicas e uma agenda de pesquisa na área.
Abstract: This paper describes the evaluation of a preventive program for adolescents, teachers and family members, focused on sexual and reproductive rights, resilience and assertive social skills. Ten psychoeducational sessions were conducted with adolescents (N = 54), three workshops with teachers (N = 11) and two home visits to the families (N = 7). The results, evaluated by self report qualitative measures, pointed that families searched community services recommended during the intervention, teachers demonstrated sensitiveness to strengthening the adolescents' social support network, and adolescents reported improvement related to quality of adolescents-parents communication, safe sex practice and tolerance toward the human diversity. Possibilities and limits of ecological interventions are discussed, as a research agenda in this field as well.
Licença: Psicologia: Teoria e Pesquisa - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000300009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 out. 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000300009
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