Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/33150
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DispositivosNormatizacaoEnsino.pdf251,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeal, Sayonara de Amorim Gonçalves-
dc.date.accessioned2018-12-07T14:03:08Z-
dc.date.available2018-12-07T14:03:08Z-
dc.date.issued2017-04-
dc.identifier.citationLEAL, Sayonara de Amorim Gonçalves. Dispositivos de normatização do ensino de sociologia na escola: formação e saberes docentes de licenciandos em ciências sociais no Distrito Federal. Educação e Sociedade, São Paulo, v. 39, p. 1-25, abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017005003104&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 20 out. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017151279.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33150-
dc.description.abstractEste artigo trata de aspectos sociocognitivos e institucionais relacionados ao descompasso entre formação instrucional, saberes docentes e mediações pedagógicas em Ciências Sociais expresso na prática docente de licenciandos e professores de Sociologia em escolas públicas e particulares do Distrito Federal do Brasil. Baseada em questionários, entrevistas semiestruturadas e análise documental, chegamos à seguinte tipologia de representações de práticas docentes em Ciências Sociais: institucionalizadas, desconexas e propositivas. Inferimos que tanto os desafios como as perspectivas para a Sociolgia no ensino médio do Distrito Federal passam pelo equilíbrio entre transposição de conteúdos instrucionais adaptados ao perfil sociocognitivo do alunato e formação e saberes docentes dos professores que atuam em contextos escolares diversos e adversos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade - Cedespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDispositivos de normatização do ensino de sociologia na escola : formação e saberes docentes de licenciandos em ciências sociais no Distrito Federalpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.subject.keywordSociologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEscolas - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.rights.licenseEducação e Sociedade - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. (CC BY). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017005003104&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 out. 2017.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017151279pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.