Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/33167
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2018_JoãoGuilhermeOrtegaRafael.pdf3,48 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorShimoishi, José Matsuo-
dc.contributor.authorRafael, João Guilherme Ortega-
dc.date.accessioned2018-12-11T19:51:25Z-
dc.date.available2018-12-11T19:51:25Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.date.submitted2018-06-06-
dc.identifier.citationRAFAEL, João Guilherme Ortega. Avaliação da eficiência da manutenção do pavimento de rodovias brasileiras. 2018. xiii, 165 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33167-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.pt_BR
dc.description.abstractDentre os diferentes modos de transporte utilizados no Brasil, o rodoviário possui notória importância por sua relevância na dinâmica social e econômica nacional. Neste sentido, as rodovias devem continuamente apresentar condições apropriadas de uso, tornando-se imperativa a adequada realização da manutenção dessas estruturas, mormente do pavimento, elemento rodoviário de primordial importância. Entretanto, o processo de manutenção rodoviária não deve ser apenas eficaz, mas também eficiente. É necessário, portanto, que o nível de recursos utilizados para que a rodovia esteja permanentemente em condições convenientes para seus usuários seja mínimo, sobretudo quando são recursos públicos. Este trabalho se propôs a avaliar a eficiência da manutenção rodoviária no Brasil, especificamente do pavimento. Foram avaliados treze contratos de manutenção em rodovias federais brasileiras com pavimento flexível. Para tanto, foi utilizada a abordagem de Análise Envoltória de Dados (DEA). Os resultados gerados apontam custos excessivos significativos nos contratos avaliados e as discussões e ponderações realizadas abrem caminho para aprimoramento gerencial e novas pesquisas relativas à eficiência da manutenção de rodovias.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação da eficiência da manutenção do pavimento de rodovias brasileiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordRodovias - manutençãopt_BR
dc.subject.keywordRodovias - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordPavimentos rodoviáriospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The road transport is notoriously relevant to Brazil because of its important role in the social and economic dynamics of the country. Hence, the highways should be preserved and kept in adequate conditions, especially its pavement, road feature of great importance. However, the performance of the road maintenance process cannot be considered sufficiently good if it is only effective. It is also necessary to be efficient, i.e. it is expected a well-maintained road at a minimum resource level, especially when public resources are involved. This dissertation had the purpose to evaluate the road maintenance efficiency of Brazilian highways, specifically its pavement. Thirteen maintenance contracts regarding federal highways with flexible pavement were evaluated. To address the problem, Data Envelopment Analysis (DEA) approach were used. The results indicate contracts with significantly excessive costs, and the discussions instigate scientific and managerial advances in the road maintenance field.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/33167/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.