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CAPITULO_TrajeOyaIgbale.pdf406,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorQueiroz, Marijara Souza-
dc.date.accessioned2018-12-13T11:54:55Z-
dc.date.available2018-12-13T11:54:55Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Marijara Souza. O traje de Oyá Igbalé: pressupostos para a pesquisa em arte a partir da indumentária de candomblé musealizada. In: MAGALDI, Monique B.; BRITO, Clóvis Carvalho (Org.). Museus & museologia: desafios de um campo interdisciplinar. Brasília: FCI-UnB, 2018. p. 99-115.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33200-
dc.description.abstractEste artigo apresenta pressupostos teóricos e metodológicos que circunscrevem a pesquisa em arte desenvolvida a partir do traje ritualístico do Orixá Oyá IgBalé que integra a coleção de indumentária de candomblé do Museu do Traje e do Têxtil, Salvador, Bahia. Partimos do método crítico de Gilda de Mello e Souza que se associa aos estudos em iconologia de Erwin Panofsky e à sociologia da arte a partir de Roger Bastide para interpretar as possibilidades de leitura desse objeto nos diversos contextos em que se insere a partir de sua experiência social.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherFCI-UnBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO traje de Oyá Igbalé : pressupostos para a pesquisa em arte a partir da indumentária de candomblé musealizadapt_BR
dc.typeParte de livro ou capítulo de livropt_BR
dc.subject.keywordTrajes - Camdoblépt_BR
dc.subject.keywordOyá IgBalépt_BR
dc.subject.keywordPesquisapt_BR
dc.subject.keywordMuseuspt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela organizadora, Professora Monique Batista Magaldi, em 11 de dezembro de 2018, para disponibilizar o livro Museu & museologia: desafios de um campo interdisciplinar, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra.pt_BR
dc.description.abstract1This article presents theoretical and methodological assumptions that circumscribe the research in art developed from the Orixá Oyá IgBalé ritual costume that integrates the Candomblé costume collection of the Costume and Textile Museum, Salvador, Bahia. Part of the critical method of Gilda de Mello e Souza that is associated with the studies in iconology of Erwin Panofsky and the sociology of art from Roger Bastide to interpret the possibilities of reading this object in the various contexts in which it is inserted from his experience Social.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
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