Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Queiroz, Marijara Souza | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-13T11:54:55Z | - |
dc.date.available | 2018-12-13T11:54:55Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, Marijara Souza. O traje de Oyá Igbalé: pressupostos para a pesquisa em arte a partir da indumentária de candomblé musealizada. In: MAGALDI, Monique B.; BRITO, Clóvis Carvalho (Org.). Museus & museologia: desafios de um campo interdisciplinar. Brasília: FCI-UnB, 2018. p. 99-115. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33200 | - |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta pressupostos teóricos e metodológicos que
circunscrevem a pesquisa em arte desenvolvida a partir do traje ritualístico do
Orixá Oyá IgBalé que integra a coleção de indumentária de candomblé do Museu do
Traje e do Têxtil, Salvador, Bahia. Partimos do método crítico de Gilda de Mello e Souza
que se associa aos estudos em iconologia de Erwin Panofsky e à sociologia da arte a
partir de Roger Bastide para interpretar as possibilidades de leitura desse objeto nos
diversos contextos em que se insere a partir de sua experiência social. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | FCI-UnB | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O traje de Oyá Igbalé : pressupostos para a pesquisa em arte a partir da indumentária de candomblé musealizada | pt_BR |
dc.type | Parte de livro ou capítulo de livro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trajes - Camdoblé | pt_BR |
dc.subject.keyword | Oyá IgBalé | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus | pt_BR |
dc.rights.license | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela organizadora, Professora Monique Batista Magaldi, em 11 de dezembro de 2018, para disponibilizar o livro Museu & museologia: desafios de um campo interdisciplinar, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article presents theoretical and methodological assumptions that
circumscribe the research in art developed from the Orixá Oyá IgBalé ritual costume that
integrates the Candomblé costume collection of the Costume and Textile Museum, Salvador,
Bahia. Part of the critical method of Gilda de Mello e Souza that is associated with the
studies in iconology of Erwin Panofsky and the sociology of art from Roger Bastide to
interpret the possibilities of reading this object in the various contexts in which it is inserted
from his experience Social. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros e afins
|