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dc.contributor.authorVitoriano, Helciclever Barros da Silva-
dc.contributor.authorGomes, André Luís-
dc.date.accessioned2018-12-14T13:12:02Z-
dc.date.available2018-12-14T13:12:02Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationVITORIANO, Helciclever Barros da Silva; GOMES, André Luís. O cobrador com relato de ocorrência: a escrita ferozcinematográfica de Rubem Fonseca. Revista Criação e Crítica, São Paulo, v. 16, p. 34-49, 2016. 1606/issn.1984-1124.v0i16p34-49. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/111847/114152. Acesso em: 14 dez. 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33207-
dc.description.abstractO artigo apresenta uma breve análise dos contos Relato de ocorrência em que qualquer semelhança não é mera coincidência e O Cobrador, ambos de Rubem Fonseca, tendo como foco principal a discussão do entrelaçamento do discurso literário a partir de elementos caros à linguagem cinematográfica de tonalidade documental e do discurso midiático televisivo hegemônico até o momento da escritura dos referidos contos. O recorte teórico utilizado advém majoritariamente das ideias de Robert Stam (2008), Pellegrini et al. (2003). A constatação dessa reflexão sinaliza que os textos de Fonseca são profundamente marcados pelo diálogo com aspectos e elementos da produção midiática e cinematográfica que gerou um texto híbrido, cambiante entre o literário e o cinematográfico, o que aumenta a força discursiva da sua narrativa, que na qualidade de representante da contemporaneidade é, sobretudo, visual, se cogitarmos nos termos de Pellegrini (2003). Conclui-se que a escrita dos contos é embebida de um viés fortemente cinematográfico.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherDepartamento de Letras Modernas - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO cobrador com relato de ocorrência : a escrita ferozcinematográfica de Rubem Fonsecapt_BR
dc.title.alternativeThe taker with report of occurrence : the Ferociouscinematographic writing of Rubem Fonsecapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordContopt_BR
dc.subject.keywordCrônicapt_BR
dc.subject.keywordCinemapt_BR
dc.subject.keywordMídiapt_BR
dc.subject.keywordFonseca, Rubem, 1925-2020 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.rights.licenseRevista Criação e Crítica - Declaração de Direito Autoral - Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). Fonte: https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/about/submissions. Acesso em: 14 dez. 2018.pt_BR
dc.identifier.doi1606/issn.1984-1124.v0i16p34-49pt_BR
dc.description.abstract1This paper presents a brief analysis of the short stories Relato de ocorrência em que qualquer semelhança não é mera coincidência and O Cobrador, by the brazilian author Ru-bem Fonseca. The main focus is on the discussion of literary discourse intertwining from re-levant elements of movie language and the hegemonic television midiatic discourse by the time of the aforementioned tales. The theoretical approach stems from the ideas of Robert Stam (2008) and Pellegrini et al. (2003). This reflection indicates that Fonseca texts are deeply marked by dialogue with respect to some aspects and elements of the media and film pro-duction that have generated a hybrid text, alternating between the literary and the cinemato-graphic language what increases the discursive power of his narrative, which in contemporary representation is primarily visual, if we base our thought on Pellegrini (2003) work. It can be concluded that these short stories are embedded with a strong cinematographic bias.pt_BR
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