Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33238
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LethíciaVieiraMarques.pdf4,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2018_LethíciaVieiraMarques_PRODUTO.pdfPRODUTO2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPolito, Antony Marco Mota-
dc.contributor.authorMarques, Lethícia Vieira-
dc.date.accessioned2018-12-20T18:08:27Z-
dc.date.available2018-12-20T18:08:27Z-
dc.date.issued2018-12-20-
dc.date.submitted2018-06-28-
dc.identifier.citationMARQUES, Lethícia Vieira. Uma abordagem histórica da indução eletromagnética para o ensino fundamental: os experimentos do disco de Faraday e do motor homopolar. 2018. 106 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33238-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho consiste em uma sequência didática, fundamentada na teoria ausubeliana, destinada a ensinar, do ponto de vista qualitativo, conceitos relacionados ao fenômeno da indução eletromagnética, para alunos do nono ano do ensino fundamental. A construção dessa sequência foi fundamentada em uma estratégia didático-pedagógica que se utiliza, preponderantemente, de elementos históricos associados ao desenvolvimento do eletromagnetismo. Escolhemos como base os trabalhos de Michael Faraday, de modo que o cerne deste produto educacional é a execução e a análise de dois de seus experimentos: o Motor Homopolar e o Disco de Faraday. Esse produto foi confeccionado pensando em atingir o maior público de alunos possível. Logo, aulas expositivas, aulas experimentais e apresentação de trabalhos foram criadas tendo em vista a diversificação de metodologias, inclusive com o uso de recursos como a construção de uma linha do tempo para a história do eletromagnetismo e de um jogo de tabuleiro fundado nos conceitos ensinados. Cada uma dessas metodologias apresenta um papel fundamental e indispensável na composição de nosso produto educacional. Os resultados obtidos e o nível de interesse demonstrado pelos alunos, ao longo da aplicação da sequência didática, nos permitiu concluir que a congregação de metodologias variadas, aliadas ao emprego da história do eletromagnetismo, impactou positivamente na aprendizagem das turmas, em um modo geral.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma abordagem histórica da indução eletromagnética para o ensino fundamental : os experimentos do disco de Faraday e do motor homopolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEletromagnetismopt_BR
dc.subject.keywordFaraday, Michael, 1791-1867 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeoria ausubelianapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work consists of a didactic sequence, based on the ausubelian theory of learning, for teaching, from a qualitative point of view, concepts related to the electromagnetic induction phenomenon to students in the ninth year of the elementary school. The construction of this sequence was founded in a didactic-pedagogical approach that mainly employs historical elements associated to the development of electromagnetism. We choose as a basis the work of Michael Faraday, so that the core of this educational product is the execution and analysis of two of his experiments: the Homopolar Motor and the Faraday Disc. This product was made with the intention of reaching the largest audience of students possible. Therefore, lectures, presentations and experimental classes were conceived in order to diversify the methodologies, including using learning tools such as the construction of an electromagnetism timeline and a board game founded in the concepts we teach. Each one of these methodologies perform a fundamental and indispensable role in the complete composition of or didactic product. The obtained results and the level of interest that some students expressed along the application of this didactic sequence allow us to conclude that the conjunction of varied methodologies, allied to the history of electromagnetism, had a positive impact on the classes learning process, in a general way.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.