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dc.contributor.advisorAraújo Júnior, Rogério Henrique de-
dc.contributor.authorCruz, André Luiz Valença da-
dc.date.accessioned2018-12-21T17:19:56Z-
dc.date.available2018-12-21T17:19:56Z-
dc.date.issued2018-12-20-
dc.date.submitted2018-06-22-
dc.identifier.citationCRUZ, André Luiz Valença da. Análise de crédito e inteligência competitiva: competências requeridas ao analista de crédito bancário como profissional de inteligência. 2018. 116 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33268-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo estudar as similaridades entre os trabalhos do analista de inteligência competitiva e do analista de crédito no processo de tomada de decisão em uma instituição financeira bancária e, a partir das informações coletadas, propor um modelo de competências essenciais e emergentes para o analista de crédito. Foram estudadas as características do trabalho de inteligência e sua vinculação com a dinâmica decisória em organizações, perpassando o processo de escolha de fontes de informação. Sobre o analista de crédito, constatou-se a sua importância na construção dos resultados de uma instituição financeira e, da análise do seu trabalho, foram evidenciadas semelhanças entre as suas atividades e as do profissional de inteligência. Tais resultados, aliados aos conceitos de competência, levaram à definição daquelas requeridas ao profissional de inteligência competitiva e ao analista de crédito bancário. O modelo de pesquisa qualitativa proposto, prevendo a duas etapas de coleta de dados e a posterior análise conjunta dos resultados, possibilitou capturar a visão dos atores do processo de análise de crédito. Assim, foram colhidas as percepções dos próprios analistas, de seus selecionadores/supervisores e dos tomadores de decisão. A partir da análise global dos resultados, foi elaborado um perfil de competências essenciais e emergentes desejado ao analista de crédito, baseado nas competências requeridas ao profissional de inteligência e nas percepções dos envolvidos no processo de análise de crédito.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise de crédito e inteligência competitiva : competências requeridas ao analista de crédito bancário como profissional de inteligênciapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordTomada de decisãopt_BR
dc.subject.keywordInteligência competitivapt_BR
dc.subject.keywordAnalista de créditopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present research aimed to study the similarities between the work of the competitive intelligence analyst and the credit analyst in the decision making process in a banking financial institution and, based on the information collected, propose a model of core and emerging competencies for the credit analyst. The characteristics of the intelligence work and its relationship with the decision dynamics in organizations were studied, including the process of choosing sources of information. About the credit analyst, it was verified its importance in the construction of the results of a financial institution and, from the analysis of its work, similarities were evidenced between its activities and those of the professional of intelligence. These findings, joined with the concepts of competence, led to the definition of the required competences for the competitive intelligence professional and the banking credit analyst. The proposed qualitative research model, that predicted two steps of data collection and the subsequent joint analysis of the findings, made it possible to capture the actors' view of the credit analysis process. Thus, the perceptions of the analysts themselves, their selectors/supervisors and the decision makers were collected. From the global analysis of the findings and based on the skills required of the intelligence professional and the perceptions of those involved in the credit analysis process, a desired profile of essential and emerging competencies to the credit analyst was developed.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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