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Título: Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distância
Outros títulos: Mapping the management and pedagogical support competences of professionals working with distance learning
Autor(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Faiad, Cristiane
Rêgo, Mariana Carolina Barbosa
Assunto: Competências profissionais
Universidade aberta - Brasil
Ensino a distância
Data de publicação: 2018
Editora: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
Referência: COELHO JUNIOR, Francisco Antonio; FAIAD, Cristiane; REGO, Mariana Carolina Barbosa. Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distância. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e140488, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698170488. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100116&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 fev. 2019. Epub Mar 01, 2018.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo diagnosticar, empiricamente, as competências profissionais (técnicas e comportamentais), de apoio e suporte administrativo, pedagógico e secretarial, de cursos a distância ofertados no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Por meio de duas etapas empíricas foi realizada pesquisa com desenho multimétodo sequencial, que envolveu fase qualitativa, composta por análise documental e realização de nove entrevistas semiestruturadas, e fase quantitativa, com aplicação de questionário totalmente estruturado. O tratamento dos dados foi feito por análise de conteúdo e análise estatística. Os resultados indicaram baixas lacunas de competência, o que sugere que as atividades de captação, treinamento e desenvolvimento de competências provavelmente têm sido realizadas de forma condizente com as necessidades das atribuições das equipes secretariais e de apoio. Recomenda-se, para pesquisas futuras, que se utilize avaliação por múltiplas fontes e a validação psicométrica do instrumento de competência, para identificar suas evidências de validade interna e externa.
Abstract: The aim of the present study was to empirically diagnose the professional competencies (technical and behavioral) concerning the management, pedagogical and secretarial support in distance learning courses provided by Brazil Open University. A sequential mixed model design was applied through two empirical stages, which encompassed one qualitative stage composed of documental analysis and of the conduction of nine semi-structured interviews; and the was based on the application of a totally structured questionnaire. Data treatment was conducted through content and statistical analysis. Results showed low competence gaps, fact that suggests that activities focused on recruitment, training and on competence development have been possibly performed in compliance with the attributes needed by the secretarial and support teams. It is recommended to apply data evaluations based on multiple sources and on the psychometric validation of the competence instrument in further studies in order to identify its internal and external validity evidences.
Licença: (CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100116&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 fev. 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698170488
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