Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33407
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_FormacaoDocenciaAnos.pdf748,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDevechi, Catia Piccolo Vieropt_BR
dc.contributor.authorWeller, Wivianpt_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:51:25Z-
dc.date.available2019-01-02T13:51:25Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationDEVECHI, Catia Piccolo Viero; WELLER, Wivian. Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e191658, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698191658. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100164&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 fev. 2019. Epub Aug 20, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33407-
dc.description.abstractO artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a reorganização dos cursos de formação para a docência nos anos iniciais no Estado da Renânia do Norte-Vestfália na Alemanha a partir das orientações de Bolonha e da implementação das normas educacionais sancionadas pela KMK em 2004. Analisa documentos normativos e as propostas curriculares atuais dos cursos de duas universidades (UDE e WWU) e dados produzidos por meio de entrevistas narrativas realizadas em 2017 com professores dos Institutos de Ciências da Educação e com coordenadores dos Centros de Formação Docente das mesmas universidades. Com base na análise dos dados, constatamos que os projetos pedagógicos dos cursos se organizam em conformidade com os documentos normativos do Estado NRW, com os acordos realizados em âmbito nacional e com as orientações do processo de Bolonha. O foco é preparar o futuro docente com as competências necessárias para o trabalho na escola primária. Tais propósitos orientadores, apesar de críticas recebidas, foram incorporados nos cursos de bacharelado e mestrado com o objetivo de formar profissionais crítico-reflexivos que correspondam às demandas do sistema educacional. Os cursos demonstram, claramente, os seus alicerces na profissionalização da área de ensino para a educação básica.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFormação para a docência nos anos iniciais na Alemanhapt_BR
dc.title.alternativeTeacher training programs for primary school in Germany-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCurrículospt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades - Alemanhapt_BR
dc.rights.license(CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100164&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 fev. 2019.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0102-4698191658pt_BR
dc.description.abstract1This article discusses the reorganization of teacher training programs for the elementary school after the Boulogne guidelines and the implementation of educational norms enacted by the KMK in 2004 in the German Federal State of North Rhine-Westphalia (NRW). It analyses documents and curricular proposals of two universities (UDE and WWU) as well as data produced in 2017 by narrative interviews with professors of the Institute of Educational Sciences and with coordinators of the Teacher Training Centers of both universities. Based on the data analysis, we found that the pedagogical projects of the courses are organized according to the Teacher Training Act of the NRW, with the national agreements of the Standing Conference of the Ministers of Education and Cultural Affairs and with the guidelines of the Boulogne process. The focus of the training programs is to prepare future teachers with the necessary competencies for the work in primary schools. Such guided proposals, despite the received critics, were incorporated in the bachelor and master courses. The curriculum clearly focuses on the professionalization and development of teaching abilities for primary education.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.