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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFeitosa, Lígia Rocha Cavalcantept_BR
dc.contributor.authorAraújo, Claisy Maria Marinhopt_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:51:46Z-
dc.date.available2019-01-02T13:51:46Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationFEITOSA, Lígia Rocha Cavalcante; ARAUJO, Claisy Maria Marinho. O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 35, n. 2, p. 181-191, jun. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752018000200007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2018000200181&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33433-
dc.description.abstractOs Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia oferecem cursos que vão do Ensino Médio Técnico à Pós-Graduação, voltados à formação profissional e tecnológica e à formação docente. As transformações no ensino profissionalizante, a oportunidade de os estudantes optarem por percursos diferentes na formação e o envolvimento da comunidade acadêmica nos processos educativos tornaram-se objetos de interesse da Psicologia Escolar. Este estudo, de caráter qualitativo, caracteriza a atuação de psicólogos escolares em um Instituto Federal do país. Os resultados revelaram que os participantes possuem uma formação inicial generalista, acompanhada de aperfeiçoamentos nas áreas da Psicologia e da Educação. Em virtude dessa formação, depreende-se que a atuação dos psicólogos escolares, em sua maioria, foi direcionada para ações de apoio aos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes. Por outro lado, em alguns relatos foram identificados também os interesses dos psicólogos em propor uma intervenção que se aproxima das contribuições da Psicologia Escolar Crítica.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolarpt_BR
dc.titleThe role of the psychologist in vocational and technological education: Contributions of school psychologypt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEnsino profissionalizantept_BR
dc.subject.keywordPsicologia escolarpt_BR
dc.rights.licenseEstudos de Psicologia (Campinas) - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. (CC - BY). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2018000200181&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2019.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1982-02752018000200007pt_BR
dc.description.abstract1The Brazilian Federal Institutes of Education, Science and Technology offer courses for vocational training from secondary school to post graduation. And they also offer teacher training courses. In this context, the transformations on the vocational training, the students’ opportunities to choose different trajectories in their training and the academic community’s engagement in the educational process became subjects of the School Psychology. This study –a qualitative one– analyze school psychologists’ performance at a specific Federal Institute. The results revealed that the research participants have a generalist background in Psychology and graduate studies in Psychology and Education. It can be concluded that, because of such background, the participants performance was generally focused on support to the teaching and learning processes. On the other hand, some reports showed the participants intention to propose actions related, to some extent, to the Critical School Psychology approach.-
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