Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/33435
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_TraducaoEspelhoMudanca.pdf2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBagno, Marcospt_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:51:48Z-
dc.date.available2019-01-02T13:51:48Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationBAGNO, Marcos. Tradução: espelho da mudança?: Mafalda responde. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 57, n. 1, p. 21-48, jan./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/010318138651780361441. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000100021&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 fev. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33435-
dc.description.abstractDiversas mudanças linguísticas ocorridas no português brasileiro têm provocado um distanciamento cada vez maior entre essa língua e o português europeu. Uma dessas mudanças é a crescente obrigatoriedade, no português brasileiro, de explicitação do sujeito, devida à simplificação da morfologia verbal decorrente da expansão dos usos de você(s) e a gente. Com isso, o português brasileiro se afasta das línguas que favorecem a elipse do sujeito, como o espanhol, o italiano e o português europeu, e se aproxima de línguas em que a explicitação do sujeito é obrigatória, como o francês. Faz-se aqui uma comparação entre a gramática do português brasileiro e a gramática do português europeu usando como corpus traduções das tiras da personagem Mafalda, de Quino, feitas no Brasil e em Portugal. Por ser um gênero textual em que se procura uma aproximação à realidade da língua falada, espera-se que essas traduções reflitam os usos normais das interações orais em cada uma das culturas linguísticas em que foram produzidas, ainda que se trate de uma oralidade fingida.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTradução : espelho da mudança? : Mafalda respondept_BR
dc.title.alternativeTranslation : a mirror of change? : Mafalda answers-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordMudanças linguísticaspt_BR
dc.subject.keywordGramáticapt_BR
dc.subject.keywordOralidadept_BR
dc.rights.license(CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000100021&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 fev. 2019.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/010318138651780361441pt_BR
dc.description.abstract1Many linguistic changes that have been taking place in Brazilian Portuguese have given rise to a growing gap between this language and European Portuguese. One of these changes is the near impossibility, in Brazilian Portuguese, of dropping the subject, due to the simplification of verbal morphology ascribable to the growing use of você(s) and a gente. As a result, Brazilian Portuguese takes distance from the group of languages which permit subject-dropping, like Spanish, Italian, and European Portuguese, and comes nearer to languages where the expression of the subject is mandatory, like French. Here we compare the grammars of Brazilian and European Portuguese using as corpus translations of strips from Quino's Mafalda made both in Brazil and Portugal. Once comic strips are a genre in which there is an ambition of approaching the reality of spoken language, we expect that those translations mirror the normal uses of oral interaction in each of the two language cultures where the translations have been made, despite of being a fake orality.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.