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ARTIGO_EnquadramentosVidasNaoHetero.pdf924,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorMedeiros, Rosana de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:52:15Z-
dc.date.available2019-01-02T13:52:15Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationMEDEIROS, Rosana de Oliveira. Enquadramentos das vidas não hétero em livros escolares de Sociologia. Pro-Posições, Campinas, v. 29, n. 2, p. 159-184, ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0031. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072018000200159&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 abr. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33468-
dc.description.abstractEste artigo discute como as vidas não hétero são enquadradas nos livros de Sociologia de Ensino Médio do Programa Nacional do Livro Didático de 2015. Tais livros tratam de questões LGBT, diferentemente do que ocorre em grande parte dos livros didáticos, em que essas questões são silenciadas. Analisando a totalidade de livros de Sociologia aprovados pelo edital de 2015, o artigo apresenta enquadramentos regulares, em que se reconhece um campo de continuidades em uma mesma ordem discursiva, e enquadramentos descontínuos, que apresentam rupturas a essa ordem. De forma geral, os modos de abordar as vidas LGBT se situam em uma lógica outrificante que separa e distancia quem lê das vidas em debate. Os enquadres descontínuos são breves, mas apresentam uma abertura, uma diferença nos modos de apresentar as questões LGBT no conjunto das obras, indicando direções possíveis.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUNICAMP - Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnquadramentos das vidas não hétero em livros escolares de Sociologiapt_BR
dc.title.alternativeNon-heterossexual life frames in sociology textbooks-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordLGBTpt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordSociologiapt_BR
dc.rights.licensePro-Posições - (CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072018000200159&lng=pt&tlng=pt . Acesso em: 05 abr. 2019.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0031pt_BR
dc.description.abstract1This article discusses how non-heterosexual lives are framed in high school sociology books from the 2015 National Textbook Program. These books deal with LGBT issues, unlike what is found in most textbooks, where these issues are silenced. Analyzing all sociology books approved by the Program in 2015, the article presents regular frames, in which continuities in a discursive order are recognized, and discontinuous frames, which present ruptures in this order. Overall, the ways of framing the LGBT lives are situated in an othering logic which broadens the distance between the reader and the topic under discussion. The discontinuous framings are brief, but offer an opening, a difference in the ways of showing LGBT issues within the textbooks, giving rise to new possible directions.-
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