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Título: A atividade criadora do psicólogo escolar na educação superior
The creative activity of the school psychologist in higher education
La actividad creadora del psicólogo escolar en la educación superior
Autor(es): Libâneo, Lígia Carvalho
Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto
Assunto: Psicologia escolar
Ensino superior
Data de publicação: 2018
Editora: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
Referência: LIBANEO, Lígia Carvalho; PULINO, Lúcia Helena Cavasin Zabotto. A atividade criadora do psicólogo escolar na educação superior. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 22, n. 2, p. 395-401, ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018021706. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000200395&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2019.
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão teórica sobre a ação profissional do psicólogo escolar como atividade criadora, contextualizando essas reflexões para a prática desse profissional na educação superior. Partimos das produções vygotskyanas sobre atividade criadora e o suplício da criação, o que nos orientou na busca de referências contemporâneas na perspectiva histórico-cultural sobre a temática proposta por Vygotsky. Refletimos sobre o ato criador do psicólogo escolar que atua na educação superior como necessidade ontológica e como compromisso político de transformação das condições sociais de injustiça e de desigualdade. Questionamos as práticas psicológicas de adaptação e de normatização das pessoas ao processo educativo. Propomos a perspectiva histórica, relacional e dialética como possibilidade de transmutação da leitura e da vivência institucionais em intervenção subjetivo-institucional concreta no transcorrer da própria experiência. Por fim, assumimos a potência coletiva da comunidade acadêmica em planejar, projetar e construir suas próprias condições de existência.
Abstract: The objective of this article is to present a theoretical reflection on the professional activities of the school psychologist as a creative activity, contextualizing these reflections for the practice of this professional in higher education. We start from the Vygotskian productions about creative activity and the punishment of creation, which guided us in the search for contemporary references in the historical-cultural perspective on the theme proposed by Vygotsky. We reflect on the creative act of the school psychologist who acts in higher education as an ontological necessity and as a political commitment to transform the social conditions of injustice and inequality. We question the psychological practices of adaptation and normalization of people to the educational process. We propose the historical, relational and dialectical perspective as a possibility of transmutation of institutional reading and experience into concrete subjective-institutional intervention in the course of our own experience. Finally, we assume the collective power of the academic community to plan, design, and build their own conditions of existence.
Resumen: En este artículo se tuvo por objetivo presentar una reflexión teórica sobre la acción profesional del psicólogo escolar como actividad creadora, contextualizando esas reflexiones a la práctica de ese profesional en la educación universitaria. Partimos de las producciones vygotskyanas sobre actividad creadora y tormento de la creación, lo que nos orientó en la búsqueda de referencias contemporáneas en la perspectiva histórico-cultural sobre la temática propuesta por Vygotsky. Reflexionamos sobre el acto creador del psicólogo escolar que actúa en la educación universitaria como necesidad ontológica y como compromiso político de transformación de las condiciones sociales de injusticia y de desigualdad. Cuestionamos las prácticas psicológicas de adaptación y de normalización de las personas al proceso educativo. Proponemos la perspectiva histórica, relacional y dialéctica como posibilidad de transmutación de la lectura y de las vivencias institucionales en intervención subjetivo-institucional concreta en el transcurso de la propia experiencia. Por fin, asumimos la potencia colectiva de la comunidad académica en planear, proyectar y construir sus propias condiciones de existencia.
Licença: License information: This is an open-access article distributed under the terms of the License (type CC-BY), which permits unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original article is properly cited.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018021706
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