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ARTIGO_ArquiteturaMultimodalGeoinformacao.pdf440,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorSampaio, Carita da Silvapt_BR
dc.contributor.authorDuque, Cláudio Gottschalgpt_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:53:25Z-
dc.date.available2019-01-02T13:53:25Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationSAMPAIO, Carita da Silva; DUQUE, Cláudio Gottschalg. Arquitetura multimodal da geoinformação no processo de comunicação cartográfica. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 23, n. 2, p. 104-116, jun. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2870. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362018000200104&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 abr. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33537-
dc.description.abstractA busca pela relevância é uma característica básica da cognição humana. Considerando que o intervalo entre a construção e o uso dos mapas é um processo comunicacional, profissionais das geociências podem explorar a condição da busca pela relevância para aperfeiçoar o atendimento das necessidades de diversos usuários de mapas. Este artigo fundamenta-se em debater em que medida a Teoria da Relevância e a abordagem da Multimodalidade podem contribuir para a ampliação do uso dos mapas, partindo do princípio do menor esforço e do discurso multimodal no processo comunicacional. O objetivo foi ampliar as formas de representação dos fenômenos geográficos modelados para o ambiente computacional para que os mapas atendam necessidades relevantes e, portanto, sejam mais úteis. Para alcançar este objetivo, o artigo apresenta um experimento utilizando elementos da geoinformação, da Teoria da Relevância e da Multimodalidade. Nas considerações finais, apresenta possibilidades de estudos futuros.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherEscola de Ciência da Informação da UFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleArquitetura multimodal da geoinformação no processo de comunicação cartográficapt_BR
dc.titleMultimodal architecture in geoinformation cartographic communication processpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordArquitetura da informaçãopt_BR
dc.subject.keywordMultimodalidadept_BR
dc.subject.keywordSistemas de informação geográficapt_BR
dc.rights.licensePerspectivas em Ciência da Informação - (CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362018000200104&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 abr. 2019.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2870pt_BR
dc.description.abstract1The search for relevance is a basic feature of human cognition. Whereas the interval between the construction and the use of maps is a communication process, geosciences professionals can explore the relevance of the search condition to better serve the needs of many users maps. This article is based on debate to what extent the relevance theory and approach of Multimodality may contribute to the increased use of maps, based on the principle of least effort and multimodal speech in the communication process. The objective is to discuss the validity of the identification of a set of modes involved in the production (experts) and use (user) so that the geoinformation maps meet relevant requirements, and hence are more useful. To accomplish this, the article presents an experiment using elements of geoinformation, the relevance theory and Multimodality. In the final considerations, it presents further study possibilities.-
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)-
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