Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33552
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_InclusaoEscolarConcepcoes.pdf108,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Carine Mendes dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Danielle Sousa dapt_BR
dc.contributor.authorMonteiro, Rosapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Daniele Nunes Henriquept_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:53:43Z-
dc.date.available2019-01-02T13:53:43Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Carine Mendes da et al. Inclusão escolar: concepções dos profissionais da escola sobre o surdo e a surdez. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 38, n. 3, p. 465-479, set. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-37030002652017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000300465&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33552-
dc.description.abstractA inclusão educacional de surdos tem sido frequentemente debatida, especialmente, pela condição bilíngue e bicultural dos alunos, que exige práticas diferenciadas de ensino que partem da Libras. O objetivo do estudo foi entender o que os profissionais da escola dizem sobre o papel dessa língua. Participaram: a diretora, o supervisor pedagógico, a coordenadora de linguagens e códigos, a coordenadora de humanas, o coordenador de exatas, o professor de português como segunda língua, a professora da sala de recursos e a intérprete de Libras. O trabalho de campo foi realizado em uma escola de ensino médio da rede pública do Distrito Federal. O método de pesquisa baseou-se construção de dados organizados a partir de entrevistas semiestruturadas, seguindo os pressupostos teóricos do materialismo histórico dialético. Desta forma, os significados compartilhados entre o pesquisador e o entrevistador compuseram um texto para a análise da palavra e os significados que lhes são atribuídos, considerando as condições materiais em que é produzida. Depois de transcritas, as entrevistas formaram um texto em que a palavra é considerada como uma unidade de análise categórica. Das análises depreendeu-se um eixo intitulado: a concepção dos profissionais sobre o surdo e a surdez. As bases conclusivas do estudo apontam que há uma lacuna na formação profissional dos educadores no que tange as especificidades dos alunos.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherConselho Federal de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInclusão escolar : concepções dos profissionais da escola sobre o surdo e a surdezpt_BR
dc.titleSchool inclusion : conceptions of school professionals about the deaf and the deafnesspt_BR
dc.titleInclusión escolar : concepciones de los profesionales de la escuela sobre el sordo y la sorderapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordInclusãopt_BR
dc.subject.keywordBilinguismopt_BR
dc.subject.keywordSurdospt_BR
dc.subject.keywordEducadorespt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1982-37030002652017pt_BR
dc.description.abstract1The inclusion of deaf students has often been debated, especially for the bilingual and bicultural conditions of students who require specific teaching practices based on sign language. The objective of the study was to understand the point of view of educators on the role of this language. Eight professionals participated: the school director, the educational supervisor, the Brazilian Portuguese coordinator, the human sciences coordinator, the exact sciences coordinator, the teacher of Brazilian Portuguese as a second language, the resources room teacher and an interpreter of Brazilian Sign Language. The fieldwork was conducted at a public high school in Brazil’s Federal District. The method of the research was based on the construction of data organized from semi-structured interviews, following the theoretical assumptions of the dialectical historical materialism. In this way, the meanings shared between the researcher and interviewer composed a text for the analysis of the word and the meanings attributed to it, considering the material conditions in which it is produced. After being transcribed, the interviews formed a text in which the word is considered as a categorical unit of analysis. From the data analysis one category emerged: The professionals’ conception about the deaf student and the deafness. The conclusive bases of the study point out that there is a gap in the professional formation of educators regarding the specificities of students.-
dc.description.abstract2La inclusión educacional de sordos tiene sido frecuentemente debatida, en especial, por la condición bilingüe y bicultural de los alumnos, que exigen prácticas diferenciadas de enseñanza que proceden de las Libras. El objetivo del estudio fue entender lo que los profesionales de la escuela dicen acerca del papel de esta lengua. Participaron: el director, el supervisor pedagógico, la coordinadora de lenguajes y códigos, la coordinadora de humanas, el coordinador de exactas, el profesor de portugués como segunda lengua, la profesora del aula de recursos y la intérprete de Libras. El trabajo de campo fue realizado en una escuela de enseñanza media de la red pública de Distrito Federal (Brazil). El método de la investigación se basó en la construcción de datos organizados a partir de entrevistas semiestructuradas, siguiendo los presupuestos teóricos del materialismo histórico dialéctico. De esta forma, los significados compartidos entre el investigador y el entrevistador compusieron un texto para el análisis de la palabra y los significados que se les atribuyen, considerando las condiciones materiales en que se produce. Después de transcritas, las entrevistas formaron un texto en el que la palabra es considerada como una unidad de análisis categórica. De los análisis se desprendió un eje intitulado: la concepción de los profesionales acerca del sordo y la sordera. Las bases conclusivas del estudio apuntan que hay una brecha en la formación profesional de los educadores en lo que se refiere a las especificidades de los alumnos.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.