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dc.contributor.authorSantos, André Pereira dospt_BR
dc.contributor.authorBarbato, Silviane Bonaccorsipt_BR
dc.contributor.authorDelmondez, Poliannept_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:53:51Z-
dc.date.available2019-01-02T13:53:51Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, André Pereira dos; BARBATO, Silviane Bonaccorsi; DELMONDEZ, Polianne. Polifonia na produção do binarismo de gênero em brincadeiras na primeira infância. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 38, n. 4, p. 758-772, out./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703002302017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000500758&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 fev. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33558-
dc.description.abstractEstudos sobre desenvolvimento de identificação de gênero têm indicado a presença de estereotipias na escolha de cores, brinquedos e objetos nos primeiros três anos de vida, suscitando discussões sobre método. O objetivo deste artigo é analisar o uso de objetos e sua relação com dinâmicas polifônicas na produção de significados de gênero em brincadeiras. Foram utilizados multimétodos qualitativos com foco em interações diádicas (criança-objeto) e triádicas (adulto-criança-objeto) com quatro meninas de 30 a 36 meses. Uma etapa de entrevista com as cuidadoras também foi incluída. Os dados foram submetidos à análise dialógica temática e relacionados às expectativas de gênero convencionais. Os resultados indicam como os processos de convencionalização ocorrem nas interações orientados para a manutenção do binarismo como dinâmica dominante na produção de subjetividades, em brincadeiras que envolvem: ações de cuidar de si e do outro; regulação de significados e usos de objetos pelas cuidadoras orientadas para o convencional; e ambivalências entre enunciados de gênero.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherConselho Federal de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePolifonia na Produção do Binarismo de Gênero em Brincadeiras na Primeira Infânciapt_BR
dc.title.alternativePolyphony in the production of gender binarism in early childhood play-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPrimeira infânciapt_BR
dc.subject.keywordPolifoniapt_BR
dc.subject.keywordProdução de Significadospt_BR
dc.subject.keywordMultimétodopt_BR
dc.subject.keywordGêneropt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Ciência e Profissão - (CC BY) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000500758&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 08 fev. 2019.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1982-3703002302017pt_BR
dc.description.abstract1Studies on development of gender identification indicate the presence of stereotypes in the choice of colors, toys and objects in three year-olds, provoking discussions about method. This article aims to analyze the use of objects and their relation to polyphonic dynamics in the production of meanings of gender in play. Four girls aged 30 to 36 months took part in qualitative multimethod sessions with a focus on dyadic (child-object) and triadic (adult-child-object) interactions. Caregivers took part in an individual semi-structured interview. Data were submitted to a thematic dialogic analysis and related to conventional gender expectations. Results indicated that conventionalization processes occur in interactions oriented to the maintenance of binarism as a dominant dynamics in the production of subjectivities in early childhood in Brazil, in play that involves: actions of caring for oneself and the other; caregivers' regulation of meanings and objects towards a permanence of gender stereotypes; and ambivalences that may indicate change in course.-
dc.description.abstract2Los estudios sobre desarrollo de identificación de género han indicado la presencia de estereotipias en la elección de colores, juguetes y objetos en los primeros tres años de vida, suscitando discusiones sobre método. El objetivo de este artículo es analizar el uso de objetos y su relación con dinámicas polifónicas en la producción de significados de género en juegos. Cuatro niñas de 30 a 36 meses participaron de un estudio con uso de multimétodos cualitativos con foco en interacciones diádicas (niño-objeto) y triádicas (adulto-niño-objeto). Una etapa de entrevista con las cuidadoras también fue incluida. Los datos fueron sometidos al análisis dialógico temático y relacionados a las expectativas de género convencionales. Los resultados indican que los procesos de convencionalización ocurren en las interacciones orientadas hacia la permanencia del binarismo como dinámica dominante en la producción de subjetividades, en juegos en la primera infancia en Brasil que implican: acciones de cuidar de sí y del otro; la regulación de significados y de objetos por las cuidadoras orientadas a la permanencia de los estereotipos; y ambivalencias entre enunciados de género que pueden indicar cambios.-
dc.description.abstract2Polifonía en la producción del binarismo de género en juegos en la primera infancia-
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