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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Ivan Ferreira dapt_BR
dc.contributor.authorMaroja, Armando de Mendonçapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:54:45Z-
dc.date.available2019-01-02T13:54:45Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Ivan Ferreira da; MAROJA, Armando de Mendonça. Astronomia diurna: medida da abertura angular do Sol e da latitude local. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 40, n. 1, e1501, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2016-0301. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000100601&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 mar. 2019. Epub June 29, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33607-
dc.description.abstractO ensino de astronomia na educação básica, especialmente para crianças do ensino fundamental, apresenta desafios que vão além da formação dos professores e da disponibilidade de equipamentos. Uma dificuldade está no fato das atividades ocorrerem predominantemente no período diurno, o que impõe limitações para atividades de observação astronômica. No entanto, a observação do Sol abre possibilidades de experimentação diurna que permite o estudo de conceitos importantes relativos a astronomia e a geometria. De forma geral essa atividade proporciona também a compreensão do movimento de outros astros sobre a esfera celeste. O objetivo principal desse trabalho é apresentar recursos didáticos para o ensino de astronomia. O público alvo são os formadores de professores da educação básica, especialmente dos cursos de ciências naturais, matemática e física. Mostramos algumas metodologias de baixo custo para realizar análises do movimento do Sol a partir de fotografias ou de medidas diretas da imagem do Sol projetada por um pequeno espelho. Através da análise do movimento do Sol no céu são obtidas grandezas de interesse para astronomia como a abertura angular do Sol e a latitude local. Os resultados dessas medidas concordam com dados disponíveis na literatura.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Físicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAstronomia diurna : medida da abertura angular do Sol e da latitude localpt_BR
dc.title.alternativeDaytime astronomy : measure of the Sun's angular aperture and local latitude-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCiênciapt_BR
dc.subject.keywordMatemáticapt_BR
dc.subject.keywordAstronomiapt_BR
dc.subject.keywordSolpt_BR
dc.subject.keywordGeodésia-
dc.rights.licenseLicença Creative Commons (CC BY)-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2016-0301pt_BR
dc.description.abstract1The astronomy study in basic education, especially for elementary school children, presents challenges that go beyond the training of teachers and the availability of equipment. One difficulty lies in the fact that activities occur predominantly in the daytime period, which imposes limitations on astronomical observation activities. However, the observation of the Sun creates possibilities for daytime experimentation that allows the study of important concepts related to astronomy and geometry. In general, this activity also provides an understanding of the movement of other stars on the celestial sphere. The main objective of this work is to present didactic resources for astronomy teaching. The target audience are the professors of teachers, especially in the areas of natural sciences, mathematics and physics. This article shows some low cost methodologies to perform analyzes of the movement of the Sun, from photographs or direct measurements of the image of the Sun projected by a small mirror. Through the analysis of the movement of the Sun in the sky we obtained results of interest for astronomy like the angular aperture of the Sun and the local latitude. The results of these measures agree with data available in the literature.-
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