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Título: Lambadão : breaking the borders of the periphery
Outros títulos: O lambadão: rompendo as fronteiras da periferia
Autor(es): Barros, Lidiane Freitas de
Osório, Patricia Silva
Dias, Juliana Braz
Assunto: Lambadão
Periferia
Cultura popular
Produção musical
Data de publicação: 2018
Editora: Associação Brasileira de Antropologia (ABA)
Referência: BARROS, Lidiane Freitas de; OSORIO, Patricia Silva; DIAS, Juliana Braz. Lambadão: breaking the borders of the periphery. Vibrant, Virtual Brazilian Anthropology, Brasília, v. 15, n. 1, e151404, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1809-43412017v15n1a404. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43412018000100404&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 02 maio 2019. Epub Oct 22, 2018.
Resumo: Formas não hegemônicas de produção musical têm surgido em regiões periféricas do Brasil, como é o caso do lambadão, no estado de Mato Grosso. O lambadão é produto de camadas populares que, sem esperar por reconhecimento da indústria cultural, mas em diálogo com ela, lançam mão de artifícios próprios para fazer sua música ecoar. O objetivo do artigo é analisar os modos como se articula e se projeta o lambadão nas periferias de Cuiabá e Várzea Grande. A gravação de CDs ao vivo ou em estúdios caseiros e a reprodução e venda dos discos por camelôs são dinâmicas acionadas para produzir e divulgar esse gênero musical. Longe de serem meras respostas a uma situação de precariedade e marginalidade no campo da produção cultural, essas dinâmicas se revelam como práticas criativas que atendem a sistemas de valores diferenciados.
Abstract: Non hegemonic forms of musical production have appeared in peripheral regions of Brazil, such as the lambadão genre in the Mato Grosso state. Lambadão is a product of the lower classes that, without expecting recognition from the cultural industry, but in dialog with it, use their own devices to have their music be heard. The objective of this article is to analyze how lambadão is articulated and projected in the peripheries of Cuiabá and Várzea Grande. The recording of CDs at live performances or in home studios and the reproduction and sale of the recordings by street vendors are dynamic processes used to produce and promote this musical genre. Far from being mere responses to a situation of precariousness and marginality in the field of cultural production, these processes are creative practices that attend to differentiated value systems.
Licença: Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology - (CC BY) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43412018000100404&lng=en&nrm=iso&tlng=en . Acesso em: 02 maio 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1809-43412017v15n1a404
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