http://repositorio.unb.br/handle/10482/33649
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_RepresentacoesDiscursivasEscola.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ARTIGO_DiscursiveRepresentationsJournalistic.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Representações discursivas da escola democrática do DF na mídia jornalística |
Outros títulos: | Discursive representations in the journalistic media of the democratic school in the Federal District (DF) |
Autor(es): | Junqueira, Thaís Lôbo Silva, Francisca Cordelia Oliveira da |
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-9224-0674 http://orcid.org/0000-0001-7957-520X |
Assunto: | Análise do discurso Semiótica Violência na escola |
Data de publicação: | 2018 |
Editora: | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho |
Referência: | JUNQUEIRA, Thaís Lôbo; SILVA, Francisca Cordelia Oliveira da. Representações discursivas da escola democrática do DF na mídia jornalística. Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto), São Paulo, v. 62, n. 2, p. 297-324, ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-1807-3. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-57942018000200297&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 fev. 2019. |
Resumo: | Neste artigo, tratamos da accountability horizontal, da accountability societal vertical, da representação e da intertextualidade a fim de analisar as representações discursivas da escola democrática, da qualidade da democracia (DIAMOND; MORLINO, 2005; O’DONNEL, 1998) e da violência (MINAYO, 2006, 2009) que reproduzem relações de dominação e de exploração (FAIRCLOUGH, 2003). Esse estudo demonstra como os efeitos potenciais de sentido que a mídia jornalística transmite, no gênero reportagem, legitimam relações sociais hegemônicas. A análise linguística dos textos verbais, não verbais e multimodais da reportagem do portal de notícias Metrópoles sobre escolas públicas do Distrito Federal focou a seleção lexical de textos verbais, o enfoque multimodal e as metáforas utilizadas com base na Análise de Discurso Crítica (ADC) (FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2006) e na Teoria da Semiótica Social da Multimodalidade (TSSM) (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001, 2006 [1996]; KRESS, 2010). Nesta pesquisa, evidenciou-se que o jornalista legitimou relações sociais hegemônicas, apesar de demonstrar alto comprometimento com a identidade social criada para o Governo do Distrito Federal por meio das metáforas que utilizou e da seleção lexical que fez dos relatos dessas autoridades. |
Abstract: | This work concerns the horizontal and vertical societal accountabilities, as well as representation and intertextuality, in order to analyze discursive representations of the democratic school, including quality of the democracy (DIAMOND; MORLINO, 2005; O’DONNEL, 1998) and the violence (MINAYO, 2006, 2009) that reproduces relations of dominance and exploration (FAIRCLOUGH, 2003). This study demonstrates how meaning-making potentials broadcasted by the journalistic media can legitimate social hegemonic relations. The linguistic analysis of verbal, non-verbal and multimodal texts found in an article from the portal “Metrópoles” on public schools of the Federal District focused on the lexical selection of verbal texts, multimodal approach and metaphors used based on the Critical Discourse Analysis (CDA) (FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2006) and on the Theory of Multimodal Social Semiotics (TMSS) (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001, 2006 [1996]; KRESS, 2010). This research evidenced that the journalist legitimated social hegemonic relations, despite showing a high level of commitment to the social identity created for the Government of the Federal District by means of metaphors and lexical selection used to depict such authorities. |
Licença: | Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-1807-3 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.