Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/33680
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_CurriculoEnsinoHistoria.pdf304,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Francisco Thiagopt_BR
dc.contributor.authorBorges, Lívia Freitas Fonsecapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:56:32Z-
dc.date.available2019-01-02T13:56:32Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Francisco Thiago; BORGES, Lívia Freitas Fonseca. Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 693-1723, out./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623676735. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362018000401693&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 abr. 2019. Epub Aug 06, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33680-
dc.description.abstractO presente artigo tem como pressuposto: a busca por uma formação crítica nos cursos de Pedagogia do Brasil pode materializar um conhecimento poderoso (Young, 2007) se o currículo prescrito (Sacristán, 2000) contemplar o ensino de História com a mesma densidade atribuída às outras disciplinas. Optou-se pela metodologia de análise documental para constituir o estado do conhecimento, tomando a avaliação de textos publicados pela Associação Nacional de Pesquisadores em Educação, no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino e a exploração de textos cadastrados na Rede SciELO. As categorias escolhidas: pedagogia, currículo, integração/interdisciplinaridade e ensino de História dialogam com a questão central e com a suposição de pesquisa.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCurrículo e ensino de história : um estado do conhecimento no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeCurriculum and history teaching : a state of the knowledge in Brazil-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCurrículospt_BR
dc.subject.keywordHistória - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.licenseEste é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Disponível em: <http://creativecommons.org/licenses/by/4.0>.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/2175-623676735pt_BR
dc.description.abstract1The premise of this article is the search for a critical training in Brazilian Pedagogy courses can materialize a powerful knowledge (Young, 2007) if the prescribed curriculum (Sacristán, 2000) assigns to History teaching the same density as to other disciplines. It was developed a documental analysis to establish the state of the knowledge, through the exam of texts published by the National Association of Researchers in Education, at the National Meeting of Didactics and Teaching Practices and exploration of texts found in SciELO network. The categories chosen - pedagogy, curriculum, integration/interdisciplinarity and History teaching - establish a dialogue with the central issue and with the research question.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.