Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mari, Marcelo | - |
dc.contributor.author | Taga, Ricardo | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-07T16:40:40Z | - |
dc.date.available | 2019-01-07T16:40:40Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-07 | - |
dc.date.submitted | 2018-08-08 | - |
dc.identifier.citation | TAGA, Ricardo. Frederico Morais: crítica de arte e vanguarda no Brasil (1962-1972). 2018. 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33743 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A análise dos debates na crítica de arte durante a década de 1960, confirma a
recorrência de discussões a respeito do tema da crise desta atividade entre os
profissionais brasileiros, evidenciada principalmente nas publicações de Frederico
Morais. Com base nos textos de Morais e outros críticos da época, verificou-se que
a noção de crise da crítica de arte em âmbito nacional encontrava-se associada à
interferências causadas pelo desenvolvimento do mercado de arte, por meio de
práticas de comerciantes de arte e galeristas, bem como das significativas
transformações que ocorriam na arte de vanguarda. Em relação ao
experimentalismo da produção artística do período e, especificamente às
manifestações de antiarte ou de “arte pós-moderna”, notou-se uma divergência de
opiniões entre os críticos, houve os que denunciavam como um sinal de decadência
da arte, e outros que a defendiam, como uma contribuição autêntica da vanguarda
brasileira. Alinhado a essa segunda vertente, Morais contribuiu para os debates
envolvendo as propostas de participação do espectador, de denúncia dos problemas
sociais e a necessidade de reavaliação dos critérios da crítica empregados até
então. Diante dessas circunstâncias, esta pesquisa analisou os escritos e iniciativas
de Morais, com destaque para a exposição “A Nova Crítica” e a formação do Centro
Brasileiro de Crítica de Arte (ABCA), e ainda realizou um comparativo entre a
perspectiva de outros profissionais, com o objetivo de apresentar os principais temas
relacionados à crítica de arte no Brasil, ao longo dos anos 1960 e início dos anos
1970. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Frederico Morais : crítica de arte e vanguarda no Brasil (1962-1972) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Morais, Frederico - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crítica de arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vanguarda | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte - crítica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The analysis of the debates on art criticism during the 1960s decade confirms the
recurrence of the discussions about the crisis’ theme on this activity among brazilian
professionals and evidenced mainly on the publications of Frederico Morais. Based
on Morai’s texts and other critics from that period, it was verified that the notion of art
criticism at national level was associated with the interference caused by the art
market, by the practices of art dealers and gallery owners, as well as the significant
changes in the avantgarde art. In relation to the experimentalism in the artworks from
the time period and, specifically the anti-art, or “post-modern art”, it was noticed a
disagreement between art critics, those who denounced it as a sign of arts decay and
others that defended it, as an authentic contribution of brazilian avantgarde. Aligned
with the second one, the critic of Minas Gerais contributed to the debates about the
propositions of the participation of the spectator in the artwork, the denouncement of
social problems and the necessity to reavaluate the criteria used in art criticism until
then. Under these circunstances, this research analyses Morais’ writings and
initiatives, highlighting the exhibtion “The New Criticism” (A Nova Crítica) and the
creation of the Brazilian Art Criticism Center (Centro Brasileiro de Crítica de Arte).
Lastly, compares it with the opinion of other professionals, with the purpose to
present the main themes relate to art criticism activities in Brazil over the 1960s and
the start of 1970s. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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