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Título: Contribuição de uma proposta educativa vivencial para a formação de valores e de comportamentos ecológicos : o caso da Oficina Refazer
Autor(es): Garavello, Cláudia Regina
Orientador(es): Pato, Claudia Márcia Lyra
Assunto: Educação ambiental
Valores humanos
Sustentabilidade socioambiental
Aprendizagem vivencial
Data de publicação: 8-Jan-2019
Referência: GARAVELLO, Cláudia Regina. Contribuição de uma proposta educativa vivencial para a formação de valores e de comportamentos ecológicos: o caso da Oficina Refazer. 2018. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Diante do agravamento da crise ambiental, sobretudo no Brasil, torna-se cada vez mais urgente a transformação das relações pessoa-natureza para assegurar as condições de vida no planeta Terra. Nesse contexto, a Educação Ambiental exerce um papel fundamental, uma vez que tem na base a intencionalidade de transformar relações e mudar comportamentos. Tendo como referência o modelo explicativo sobre as relações entre valores e comportamentos, esse estudo de método misto investigou a contribuição de uma proposta educativa vivencial para a formação de valores e ampliação da percepção de comportamentos ecológicos, considerando a sustentabilidade socioambiental. Foi realizada uma prática educativa vivencial denominada Oficina Refazer, em quatro grupos distintos, sendo dois no Distrito Federal e dois na cidade goiana de Luziânia, com a participação de 43 pessoas, que foram voluntárias e tiveram a garantia de sigilo e anonimato. Os resultados apontaram que os participantes ampliaram a percepção acerca dos problemas socioambientais e suas inter-relações, se tornando mais sensíveis às questões ambientais, e relatando agir de modo mais sustentável, compatível com os comportamentos ecológicos. Embora esse estudo tenha sido realizado apenas no Distrito Federal, em nesta cidade do entorno goiano, e com voluntários, os resultados evidenciam o potencial que a abordagem vivencial em educação ambiental tem para promover mudanças significativas na relação da pessoa com a natureza. Estudos futuros devem explorar outros contextos socioculturais, bem como ampliar a duração do processo formativo, de modo a possibilitar mudanças duradouras e comparações entre as distintas realidades.
Abstract: The worsening of the environmental crisis, especially in Brazil, requires urgent transforming in the relationships between person and nature to ensure the conditions of life on Earth. In this context, Environmental Education plays a key role since it is based on the intentionality of transforming relationships and changing behaviors. Based on the explanatory model on the relationship between values and behaviors, this mixed method study investigated the contribution of an experiential educational proposal for the educational of values, the awakening of the environmental perception and ecological behavior to achieve socioenvironmental sustainability. For this, the educational practice named Remake Workshop was done with four different groups, two in the Federal District and two in a city in neighbor state of Goias. The four group in total had 43 participants who were volunteers and had the guarantee of confidentiality and anonymity. The results showed that the participants broadened the perception about socio-environmental problems and their interrelationships, becomed more sensitive to environmental issues, and reported more sustainable behaviors, consistent with ecological behavior. Although this study was conducted with small samples who were volunteers, the results highlight the potential that the experiential approach of environmental education has to promote significant changes in the relationship between human being and nature. Future studies should explore other sociocultural contexts, as well as extend the length of the educational process, in order to allow for lasting changes in these relationships between people-nature and comparisons between different realities.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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