http://repositorio.unb.br/handle/10482/33762
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2018_HeraldoHenriquedeCarvalhodosAnjos.pdf | 3,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Ações inclusivas mediacionais no ensino de ciências no contexto de uma escola pública do DF |
Autor(es): | Anjos, Heraldo Henrique de Carvalho dos |
Orientador(es): | Mól, Gerson de Souza |
Assunto: | Ensino de ciências Educação inclusiva - Distrito Federal (Brasil) Diversidade humana Preconceito |
Data de publicação: | 8-Jan-2019 |
Data de defesa: | 29-Jun-2018 |
Referência: | ANJOS, Heraldo Henrique de Carvalho dos. Ações inclusivas mediacionais no ensino de ciências no contexto de uma escola pública do DF. 2018. 168 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | A pesquisa foi desenvolvida em três escolas públicas do Ensino Médio do Distrito Federal e teve o objetivo analisar as contribuições do projeto “Ser e Re-conhecer”, desenvolvido a partir do compromisso social do Ensino de Ciências e da Educação Inclusiva para o combate ao preconceito e à discriminação em sala de aula da pessoa com deficiência, assim como a valorização da diversidade humana. As ações desenvolvidas por meio da empatia visaram promover a inclusão e a valorização da diversidade humana. Os procedimentos metodológicos utilizados nessa pesquisa seguiram os pressupostos da Pesquisa Qualitativa, com base na pesquisa participante. As ações da pesquisa foram realizadas com a ajuda das salas de recursos generalistas e ocorreram em três fases: a primeira exploratória, a segunda das intervenções do projeto “Ser e Re-conhecer” e terceira foi a proposição. Os dados obtidos foram analisados à luz da análise textual discursiva com base no trabalho de Moraes e Galiazzi (2016) e resultou na categorização da fala dos participantes em quatro grupos: inclusão educacional, desmistificação do outro, diversidade humana e empatia. A pesquisa revelou que os objetivos foram alcançados, pois os alunos passaram a ter uma atitude positiva em relação à diversidade humana, reconhecendo que as particularidades/diferenças de cada um fazem parte de “ser” humano. Já em relação à inclusão, perceberam que alunos com deficiência são alunos como outro qualquer. Já os professores, em suas falas, demonstraram a realização de uma reflexão sobre suas atitudes em relação às pessoas com deficiência e suas práticas pedagógicas. |
Abstract: | The research was developed in three public high schools in the Federal District and it aimed to analyze the contributions of the project "Ser e Re-conhecer”, developed from the concepts of social commitment of Science Teaching and Inclusive Education to combat prejudice and discrimination in the classroom against people with disabilities as well as to value human diversity. The actions were developed through empathy aimed at promote inclusion and the appreciation of human diversity. The methodological procedures used in this research followed the assumptions of Qualitative Research, based on the participant research. The research actions were carried out with the help of the general resource rooms and were organized in three phases: the first one were exploratore, the second one was the Project “Ser e Re-conhecer” and the third one the preposition. And the data obtained were analyzed in the light of discursive textual analysis based on the work of Moraes and Galiazzi (2016), which resulted in the categorization of participants' speech in four groups: educational inclusion, demystification of the other, human diversity and empathy. The research revealed that the objectives were reached, as students began to have a positive attitude towards human diversity recognizing that the particularities/differences of each are part of human being and in relation to inclusion, realized that the students with disabilities are students just like any other. The teachers in their speeches demonstrated the realization of a reflection on their attitudes toward people with disabilities and their pedagogical practices. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Química (IQ) Instituto de Física (IF) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2018. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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