http://repositorio.unb.br/handle/10482/33849
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2018_WilliamFerreiraMiranda.pdf | 5,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Análise paramétrica de vibrações em pavimentos de concreto armado |
Outros títulos: | Parametric analysis of vibration in reinforced concrete floors |
Autor(es): | Miranda, William Ferreira |
Orientador(es): | Carvalho, Graciela Nora Doz de |
Assunto: | Concreto armado Dinâmica estrutural Análise dinâmica Vibração Pavimentos |
Data de publicação: | 29-Jan-2019 |
Data de defesa: | 20-Jun-2018 |
Referência: | MIRANDA, William Ferreira. Análise paramétrica de vibrações em pavimentos de concreto armado. 2018. xvi, 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Os avanços da engenharia estrutural têm propiciado estruturas com grandes vãos e com dimensões cada vez mais esbeltas, contudo, estas se tornam mais suscetíveis a fenômenos que até então não lhes eram comuns. É o que ocorre com casos de vibrações excessivas em estruturas de concreto armado para determinados tipos de utilização. Frente a necessidade de atender satisfatoriamente o bom desempenho das estruturas em suas situações de serviço, busca-se entender a influência das diversas decisões de projeto nos parâmetros dinâmicos da estrutura e na resposta desta frente a seus carregamentos corriqueiros e às particularidades do concreto armado. Dentre as tipologias estruturais mais utilizadas em pavimentos de edifícios de concreto armado (lajes apoiadas sobre vigas, lajes apoiadas sobre pilares com e sem capitéis e lajes nervuradas), estudar-se-á quais são mais suscetíveis a vibrações e quais decisões de projeto mais afetam os parâmetros dinâmicos dentro de uma mesma tipologia. Características do concreto armado como fissuração, fluência, armaduras não constantes nas seções, resistência e módulo de elasticidades variáveis no tempo são de consideração fundamental em análises estáticas e podem influir na análise dinâmica. Essa consideração frequentemente se dá em pavimentos por meio de ferramentas computacionais baseadas na analogia de grelha, portanto, esse tipo de modelagem computacional será aplicado no estudo dos parâmetros dinâmicos tanto para viabilizar a modelagem de pavimentos reais, quanto para utilizar este grande volume de dados oriundos da análise estática no momento da verificação dinâmica. Com base no estudo destes parâmetros, almeja-se concluir se as vibrações excessivas podem ser o fator limitante de dimensionamento de pavimentos de concreto armado em comparação com deformações estáticas e esforços, e quais as melhores alternativas o projetista dispõe durante a etapa de concepção estrutural para evitar esse tipo de problema. |
Abstract: | The advances in structural engineering have been providing structures with large spans with increasingly slender dimensions, however, these become more susceptible to phenomena that until now were not common to them. This occurs in cases of excessive vibration in reinforced concrete structures for certain types of use. In view of the need to satisfactorily provide the good performance of the structures in their service situations, it is sought to understand the influence of the various design decisions on the dynamic parameters of the structure and in its response when submitted to frequent loadings while considering the particularities of the reinforced concrete. Among the structural typologies most used in reinforced concrete floors (slabs supported by beams, flat slabs with and without capitals and waffle slabs), a study will happen regarding which ones are most susceptible to vibrations and which design decisions most affect the dynamic parameters within the same typology. Characteristics of reinforced concrete such as cracking, creep, non-constant reinforcement in the sections, time-varying resistance and modulus of elasticity are fundamental considerations in static analysis. This consideration is often used in floors through the usage of computational tools based on grillage analysis, so this type of computational modeling will be applied in the study of the dynamic parameters in order to make feasible the modeling of real pavements as well as to use this large volume of data originated in the static analysis, during the dynamic verification. Based on the study of these parameters, it is desired to conclude if excessive vibrations may be the limiting factor of dimensioning in comparison to static deformation and stress, and which are the designer’s alternatives during the structural conception to avoid this kind of problem. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil |
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Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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