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Título: As toadas de Bumba-meu-boi e o cantador no contexto da pós-modernidade
Autor(es): Gondim, Ludmila Portela
Cyntrão, Sylvia Helena
Assunto: Bumba-meu-boi
Toadas
Pós-modernidade
Performance
Data de publicação: 2016
Editora: Universidade Estadual de Londrina
Referência: GONDIM, Ludmila Portela; CYNTRÃO, Sylvia Helena. As toadas de Bumba-meu-boi e o cantador no contexto da pós-modernidade. Boitatá, Londrina, n. 21, p. 257-267, jan./jun. 2016. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/article/view/31267/21949. Acesso em: 07 fev. 2019.
Resumo: Reconhecer o lugar das toadas de bumba-meu-boi dentro do conjunto que envolve os discursos literários é entendê-las como gênero híbrido que faz cruzar sistemas semióticos relativos a som, ritmo e palavra. Tal como as canções, gênero que compreende a junção entre letra e melodia, as toadas têm seus alicerces na palavra que funciona como veículo de intervenção numa sociedade descentralizada e plural, como a atual sociedade de consumo. Este trabalho visa refletir sobre o lugar dessas expressões artísticas dentro do contexto da pós-modernidade e entender as projeções do sujeito cantador, que pela voz poética e pela performance constrói imagens. Recorremos aos estudos de Fredric Jameson para compreender as inserções desse poeta no conjunto das múltiplas dimensões da atual realidade, além das leituras de Paul Zumthor sobre a literatura oral, para entender as imagens manifestadas pela performance. As análises literárias de objetos discursivo-literários desta natureza abrem possibilidades que libertam os pontos de vista convencionais e dominantes para novos olhares que permitem mais relativizações e compreensões de ordens diferentes no mundo.
Abstract: Knowing the place of the tunes of the kind “bumba-meu-boi” within the set of literary discourses is a matter of understanding it as a hybrid genre that crosses semiotic systems related to sound, rhythm and word. In the same way as the song – a genre that joins melody and lyrics – these tunes have their ground in the word, which plays the role of a vehicle of intervention in a decentralized and plural society, such as the current consumption society. This work intends to reflect on the place of such art expressions within the postmodern context, and to understand the projections of the singing subject that contructs images by means of her poetic voice and by her performance. We are going to fall back on the Fredric Jameson's studies to understand the insertion of this singing poet into the multiple dimensions of the present days, and on the Paul Zumthor's readings about oral literature to understand images projected by performance. Such literary analysis opens possibilities that release conventional, mainstream points of view to new looks that allow even more relativizations and understandings of different world orders.
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