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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFelix, Maria José Abreu e-
dc.contributor.authorAmorim, Cláudia Naves David-
dc.contributor.authorWalter, Maria Emília Machado Telles-
dc.contributor.authorBoyadjian, Alain-
dc.contributor.authorPortela, Miguel Angelo Bueno-
dc.date.accessioned2019-02-12T10:33:20Z-
dc.date.available2019-02-12T10:33:20Z-
dc.date.issued2018-11-
dc.identifier.citationFELIX, Maria José Abreu e; AMORIM, Cláudia Naves David; WALTER, Maria Emília Machado Telles; BOYADJIAN, Alain; PORTELA, Miguel Angelo Bueno. Estratégias para Gestão Universitária: mapeamento, avaliação e diagnóstico da pesquisa na Universidade de Brasília - UnB. In: SEMINÁRIO HISPANO-BRASILEÑO DE INVESTIGACIÓN EN INFORMACIÓN, DOCUMENTACIÓN Y SOCIEDAD, 7., 2018, Madrid; Murcia. Anais eletrônicos [...]. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, Universidad de Murcia, Universidade de Brasília, 2018. Disponível em: http://seminariohispano-brasileiro.org.es/ocs/index.php/viishb/viishbucm/paper/viewFile/367/48. Acesso em: 12 fev. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33983-
dc.description.abstractAtualmente, a gestão das universidades e instituições de ciência e tecnologia deve priorizar políticas para estímulo à pesquisa, gerindo de forma eficiente os recursos materiais e humanos para o melhor resultado possível. Neste sentido, dados bibliométricos podem ser utilizados para estabelecer ou definir objetivos e subsidiar indicadores de desempenho, tanto para a gestão dessas instituições, quanto para agências de fomento e gestores públicos responsáveis pela avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES). Este artigo apresenta resultados do mapeamento e diagnóstico da pesquisa, realizados na Universidade de Brasília, como estratégia para otimização dos indicadores e direcionamento de políticas institucionais. A metodologia constou de levantamento de dados relativos aos grupos de pesquisa, projetos de pesquisa, pesquisadores e produção científica. Os dados são parciais, diretamente relacionados somente aos professores vinculados a Programas de Pós-Graduação. Os indicadores aqui analisados são os grupos e projetos de pesquisa, número e estrato das publicações, número de citações e o índice-H, considerando a média por professor. Os resultados, segundo os indicadores levantados nesta primeira análise da Universidade de Brasília, apontam para uma pesquisa de boa qualidade e com fortes características de pluralidade. Há preponderância numérica de grupos de pesquisa no colégio de Humanidades. Identifica-se também forte diferença nos índices de citação e índice-H entre Humanidades, Exatas e Vida, apontando para a necessidade de estimular a publicação em língua inglesa e o ingresso de periódicos de Humanidades em bases de dados internacionais. Apontam-se como principais dificuldades e limites da pesquisa a necessidade de levantamento manual de algumas das informações, e dificuldade de identificação unívoca dos professores. Uma das possíveis soluções para o problema é a adoção do código alfanumérico não proprietário para identificar exclusivamente cientistas e outros autores acadêmicos (ORCID). As limitações apontadas configuram, ao mesmo tempo, o maior incentivo para realização do trabalho, cujo objetivo, além de identificar forças e fraquezas e direcionar políticas institucionais de gestão da pesquisa, é institucionalizar a sistematização do mapeamento constante da pesquisa na Universidade de Brasília.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidad Complutense de Madrid, Universidad de Murcia, Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstratégias para Gestão Universitária : mapeamento, avaliação e diagnóstico da pesquisa na Universidade de Brasília - UnBpt_BR
dc.typeTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades - administraçãopt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.subject.keywordPesquisapt_BR
dc.rights.licenseVII Seminario Hispano-Brasileño de Investigación en Información, Documentación y Sociedad - Este trabajo está licenciado bajo la licencia Creative Commons Attribution 3.0. Fonte: http://seminariohispano-brasileiro.org.es/ocs/index.php/viishb/viishbucm/schedConf/presentations. Acesso em: 12 fev. 2019.pt_BR
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