Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Molina, Mônica Castagna | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Sérgio Luiz | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-13T14:12:20Z | - |
dc.date.available | 2019-02-13T14:12:20Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-13 | - |
dc.date.submitted | 2018-04-30 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Sérgio Luiz. Licenciatura em Educação do Campo: ressignificando a relação entre a pós-graduação e a graduação na práxis da docência. 2018. 188 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34010 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo compreender e analisar as estratégias
desenvolvidas pela Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) da Universidade
de Brasília no processo formativo de educadores, em colaboração com os pósgraduandos
do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Linha de
Pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo. A metodologia da pesquisa,
de abordagem quali-quantitativa, foi baseada no Materialismo Histórico Dialético,
tendo como alicerces as categorias "totalidade", "contradição" e "mediação". Para a
geração dos dados, o pesquisador utilizou a pesquisa participante, empregando os
seguintes instrumentos: observação participante, diário de bordo, rodas de conversa,
checagem da lista de matrículas do curso, análise do Projeto Político Pedagógico
(PPP) da LEdoC e dos planos de ensino dos componentes curriculares. Foram
utilizadas as seguintes técnicas de geração de dados: a) checagem da quantidade de
educandos nas turmas vigentes do curso; c) acompanhamento e registro das reuniões
de planejamento e as atividades executadas pelos pós-graduandos no decorrer da
inserção docente na LEdoC; d) realização de entrevistas com os graduandos e
mestrandos que participaram dos momentos formativos; e) realização de rodas de
conversas com os doutorandos que participaram da inserção. Ocorreram seis
encontros formativos (quatro inserções estágio docência, um seminário Tempo
Comunidade e um seminário sobre os 10 anos da LEdoC), que aconteceram no biênio
2016-2017. A conclusão da pesquisa evidencia que o curso da LEdoC conta com a
presença significativa de dois tipos de educandos, os Kalungas e as mulheres. Dos
princípios constitutivos do Projeto Político Pedagógico do curso, a Pedagogia da
Alternância, a organicidade, o trabalho coletivo e a interdisciplinaridade são mais
presentes. O tempo curto da inserção para o aprofundamento teórico-prático dos
conceitos curriculares propostos e a dificuldade de os educandos produzirem textos
acadêmicos como instrumentos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem
são os principais limites da experiência formativa. As estratégias formativas das
inserções dos pós-graduandos nas turmas da LEdoC, com ênfase no trabalho
coletivo, contribuíram com o processo formativo dos educadores. Os graduandos
demonstraram que apreenderam os conceitos teóricos e que os estão incorporando
em sua prática docente na escola do campo. Os pós-graduandos compreenderam a
importância dos princípios formativos da LEdoC para o processo formativo de
educadores e expressaram a intenção de continuar na atividade docente. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Licenciatura em Educação do Campo : ressignificando a relação entre a pós-graduação e a graduação na práxis da docência | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educadores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação de educadores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work aims at understanding and analyzing the strategies developed by
the Licentiate in Field Education (LEdoC) of the University of Brasília in the formative
process of educators, in collaboration with postgraduate students of the Postgraduate
Program in Education (PPGE) Research Line Environmental Education and Field
Education. The methodology of the research, of qualitative-quantitative approach, was
based on the Historical Materialism Dialectic, having as bases the categories "totality",
"contradiction" and "mediation". For the generation of data, the researcher used the
participant research, using the following instruments: participant observation, logbook,
talk wheels, checking the enrollment list, analysis of the LEdoC's Political Educational
Project (PPP) and the plans curricular components. The following data generation
techniques were used: a) checking the number of students in the classes in force in
the course; c) monitoring and recording of planning meetings and the activities carried
out by postgraduates during the course of the teacher's insertion in the LEdoC; d)
interviews with undergraduates and masters who participated in the formative
moments; e) holding of conversational wheels with the doctoral students who
participated in the insertion. There were six formative meetings (four teaching
internships, one Community Time seminar and one seminar on the ten years of the
LEdoC), which took place in the biennium 2016-2017. The conclusion of the research
shows that the LEdoC course counts on the significant presence of two types of
students, the Kalungas and the women. Of the constitutive principles of the Political
Pedagogical Project of the course, the Pedagogy of Alternation, organicity, collective
work and interdisciplinarity are more present. The short time of the insertion for the
theoretical-practical deepening of the proposed curricular concepts and the difficulty of
the students to produce academic texts as instruments of evaluation of the teachinglearning
process are the main limits of the formative experience. The formative
strategies of the insertions of the graduate students in the LEdoC classes, with
emphasis in the collective work, contributed with the formative process of the
educators. Graduates have demonstrated that they have grasped theoretical concepts
and that they are incorporating them into their teaching practice at the country school.
The graduate students understood the importance of the LEdoC formative principles
for the formative process of educators and expressed their intention to continue in the
teaching activity. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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