Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dias, Ugo Silva | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Raquel Mendonça | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-14T13:14:27Z | - |
dc.date.available | 2019-02-14T13:14:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-14 | - |
dc.date.submitted | 2018-07-31 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Raquel Mendonça. Caracterização e capacidade de canais sem fio entre plataforma HAPs e receptor terrestre. 2018. ix, 67 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34030 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na busca por meios alternativos para prover a comunicação, as plataformas HAPs (do inglês High
Altitude Platforms) são uma opção para complementar o fornecimento de serviço de comunicação
sem fio. Essas plataformas foram concebidas para corresponder à ideia de posicionar um objeto
transmissor voando a altitudes próximas ao espaço e estabelecendo enlaces de comunicação com
objetos receptores localizados na Terra. Como toda nova tecnologia, o uso de HAPs, por mais que
seja promissor, envolve desafios e riscos. Seu uso é pauta de diversos estudos e testes que verificam
se a ideia é viável tecnicamente e financeiramente.
Devido aos avanços nos meios de comunicação que utilizam as altitudes próximas ao espaço,
é preciso compreender melhor a infiuência da chuva, das nuvens e dos gases atmosféricos no nível
do sinal, e ainda verificar a viabilidade dessa forma de comunicação em território brasileiro. O
presente trabalho traz ajustes no modelo de perda de percurso no espaço livre para considerar
os principais efeitos climáticos no enlace entre um receptor na terra e uma plataforma HAPs em
algumas cidades do Brasil. Além disso, é realizado também um estudo de capacidade do canal para
este tipo de comunicação, caracterizando a capacidade de Shannon e a capacidade ergódica para
o modelo fi-fi Sombreado em cenários com e sem diversidade espacial. Ao final, é mostrado que os
efeitos climáticos alteram consideravelmente a atenuação do sinal, e, a depender das características
de desvanecimento do canal, a capacidade ergódica indica as possíveis distâncias de rádio nas quais
a comunicação se torna inviável.
Foi concluído, então, que o efeito do multipercurso é o que mais infiuencia nas variações da
capacidade, as características de linha de visada são significantes para a capacidade quando o multipercurso
é prejudicial (fi baixo) e, por último, o sombreamento possui efeito identificável apenas
quando há mais linha de visada (fi alto). Por fim, nos cenários de diversidade, foi possível observar
que o emprego desta técnica melhora os resultados de capacidade quando há mais multipercurso
e/ou pouca linha de visada e, além disso, mitiga os efeitos do sombreamento no desempenho do
canal. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Caracterização e capacidade de canais sem fio entre plataforma HAPs e receptor terrestre | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capacidade ergódica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plataformas HAPs | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the search for alternative means to provide communication, HAPs (High Altitude Platforms)
platforms are an option to complement the provision of wireless communication service. These
platforms are designed to match the idea of positioning a transmitter object by ying at altitudes
near space and establishing communication links with receiving objects located on Earth. Like all
new technology, the use of HAPs, however promising, involves challenges and risks. Its use is the
guideline of several studies and tests that verify if the idea is feasible technically and nancially.
Due to these advances in near space vehicle communication, it is necessary to comprehend the
in uence of rain, clouds and atmospheric gases at the signal level, and also verify the viability of
this form of communication in Brazilian territory. The present project brings adjustments in the
free space pathloss model to consider these climatic e ects in the link between a receiver on the
ground and a HAPs platform in some cities of Brazil. In addition, the channel capacity is also
veri ed for this communication link, characterizing the Shannon capacity and the ergodic capacity
for the model - Shadowed in scenarios with and without spatial diversity. At the end, it is shown
that climate change will considerably alter signal attenuation, and, depending on channel fading
characteristics, the ergodic capacity indicates the possible radio distances at which communication
becomes impracticable.
It was concluded, then, that the e ect of multipath is the one that most in uences the variations
of the capacity, line-of-sight characteristics are signi cant for capacity when the multipath
is detrimental (lower ) and, nally, the shadowing has identi able e ect only when there is more
line-of-sight (higher ). Finally, in the diversity scenarios, it was possible to observe that the use of
this technique improves the capacity results when there is more multipath and/or less line-of-sight
and, in addition, it mitigates the e ects of the shadowing in the performance of the channel. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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