Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34098
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ThiagoVieiraSilva.pdf638,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Efeitos da prática da Matriz Djunker no aprimoramento da técnica gestual de regentes atuantes em Brasília
Autor(es): Silva, Thiago Vieira
Orientador(es): Junker, David Bretanha
Assunto: Música
Regência musical
Regência musical - técnica gestual
Matrizes (Matemática)
Matriz DJunker
Data de publicação: 3-Mar-2019
Referência: SILVA, Thiago Vieira. Efeitos da prática da Matriz Djunker no aprimoramento da técnica gestual de regentes atuantes em Brasília. 2018. 75 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O objetivo desta pesquisa concentra-se em observar os efeitos da prática do método Matriz DJunker no aprimoramento da técnica gestual de regentes atuantes em Brasília, afim de que seja compreendida a sua utilidade como ferramenta de aprimoramento desta técnica. A Matriz DJunker, por definição do próprio autor, é um tratado de exercícios gestuais baseado em um sistema inspirado nas matrizes matemáticas, que foi criada com o objetivo de desenvolver uma técnica de estudo para aprimoramento do gestual do regente, tendo em vista a grande escassez de métodos com exercícios sistematizados voltados para o desenvolvimento de elementos da técnica gestual. A pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objeto de estudo seis (6) regentes escolhidos por serem maestros e maestrinas atuantes em diferentes áreas do cenário musical da cidade de Brasília e que, em algum momento de sua carreira, estudaram a técnica gestual através do referido método. Os resultados demonstraram que a Matriz DJunker mostrou-se ser uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento da técnica gestual dos regentes entrevistados e seus efeitos foram ao encontro do que se busca na técnica gestual em regência, de acordo com os autores citados neste trabalho. Os entrevistados consideram válido o estudo da técnica gestual através do método, afirmando que a Matriz contribuiu para o aprimoramento de áreas fundamentais para a técnica gestual como: clareza na comunicação gestual; independência de movimentos entre os dois braços; manutenção rítmica dos padrões na mão direita; manutenção da concentração e foco.
Abstract: The objective of this research is to observe the effects of the practice of the Matriz DJunker method in the improvement of the gestural technique of conductors in Brasília, in order to understand its utility as a tool to improve this technique. The Matriz DJunker, by the author's own definition, is a treatise of gestural exercises based on a system inspired by mathematical matrices, that was created with the objective to develop a study technique that improves the conductor’s gesture, in view of the great shortage of methods with systematized exercises aimed at the development of gestural techniques. This qualitative research was carried out with the purpose to analyze six (6) conductors chosen for being working on different areas of the musical cenario of the city of Brasília and who, at some point in their career, studied the gestural technique through this method. The results showed that the Matriz DJunker was shown to be an effective tool for the development of their gestural technique and its effects in agreement with what is sought in gestural technique in conducting, according to the authors referred in this study. The interviewees consider valid the study of the gestural technique through the method, stating that the Matriz contributed to the improvement of fundamental areas for the gestural technique such as: clarity in the gestual communication; independence of movement between the two arms; rhythmic maintenance of the patterns in the right hand; concentration, maintenance and focus.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Música (IdA MUS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.