Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Portela, Cristiane de Assis | - |
dc.contributor.author | Correa, Célia Nunes | - |
dc.contributor.author | Xakriabá, Célia | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-06T20:48:46Z | - |
dc.date.available | 2019-03-06T20:48:46Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-06 | - |
dc.date.submitted | 2018-07-31 | - |
dc.identifier.citation | CORREA, Célia Nunes. O barro, o genipapo e o giz no fazer epistemológico de autoria Xakriabá: reativação da memória por uma educação territorializada. 2018. 218 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais)—Universidade de Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34103 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado teve como objetivo refletir sobre os saberes e os fazeres
presentes no território, analisando as experiências de educação indígena mesmo antes da
presença da escola e depois do amansamento dessa. Deste modo, o título se refere a esse
trânsito de ciclos de saberes que envolve as diferentes agências (e agentes) pelas quais
se produz o conhecimento, constituindo um fazer epistemológico de autoria Xakriabá.
Esta pesquisa foi realizada no território indígena Xakriabá, na aldeia Barreiro Preto, na
Escola Estadual Indígena Xukurank. Nos interessa elucidar como a
(re)territorialização constitui um eixo troncal na experiência Xakriabá e como a escola
se compromete com práticas que propõem um deslocamento do aprender por meio do
que é vivido no corpo do território, ou no corpo-território. Buscamos compreender
como a escola interage dentro da comunidade e como a mesma tem se comprometido na
interlocução com outras narrativas e narradores que tem como matriz formadora o saber
fazer pela ciência do território. A essa matriz formadora principiada no território,
atribuo o mote para uma educação territorializada, que apresenta como ponto de partida
e de chegada a potência da epistemologia nativa, presente na memória e na transmissão
oral, além da presença ressonante em melodia na escrita Xakriabá. Metodologicamente,
a pesquisa fundamentou-se nas Oficinas Reativadores de Memória: Memória nativa e
Memória Ativa. A realização da oficina serviu como base para fortalecimento das
transmissões dos conhecimentos tradicionais, por meio da reativa(ação) da memória,
que é responsável pela circulação e manutenção da cultura, sobretudo aquela de tradição
oral. No decorrer do trabalho busco explicitar o deslocamento de significados da escola
na interface com território. Predomina na literatura que trata a experiência do calendário
sociocultural nos Xakriabá, uma compreensão de que a cultura vem se firmando como
elemento central nas escolas Xakriabá, entretanto, depois de adentrar e analisar esta
experiência da escola Xukurank a partir das oficinas, concluímos que o saber
corporificado que está ancorado no território é o elemento troncal e que sustenta a
escola desde o seu amansamento, sendo o calendário sociocultural parte importante mas
não a totalidade desse processo. Nesse sentido, a escola com interface no território tem
sido cada vez mais, o lugar de educação territorializada que constitui a todos nós
Xakriabá como corpo-território. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O barro, o genipapo e o giz no fazer epistemológico de autoria Xakriabá : reativação da memória por uma educação territorializada | pt_BR |
dc.title.alternative | The clay, the genipapo and the chalk in the epistemological doing of Xakriabá authority : reactivation of the memory by a territorialized education | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indígenas - vida e costumes sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indígenas - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indígenas Xakriabá | pt_BR |
dc.subject.keyword | Epistemologia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This master thesis had as objective at reflecting on the knowledge and practices present
in the territory, analyzing the experiences of indigenous education even before the
presence of the school and after the "taming". In this way, the title refers to this transit
of knowledge cycles that involves the different agencies (and agents) through which
knowledge is produced, constituting an epistemological work of Xakriabá authorship.
This research was carried out in the Xakriabá indigenous territory, in the Barreiro Preto
village, at the Xukurank Indigenous State School. We are interested in elucidating how
(re)territorialization constitutes a backbone in the Xakriabá experience and how the
school commits itself to practices that propose a displacement of learning through what
is lived in the body of the territory or in the body-territory. We seek to understand how
the school interacts within the community and how it has committed itself in the
interlocution with other narratives and narrators whose main matrix is the know-how of
the science of the territory. To this formative matrix beginning in the territory, I assign
the motto for a territorialized education, which presents as a starting point and of arrival
the power of native epistemology, present in memory and oral transmission, besides the
resonant presence of melody in the Xakriabá script. Methodologically, the research was
based on the Memory Reactivation Workshops: Native Memory and Active Memory.
The workshop served as a basis for strengthening the transmission of traditional
knowledge, through the reactive (action) of memory, which is responsible for
circulation and maintenance of culture, especially that of oral tradition. In the course of
the thesis I try to explain the displacement of meanings of the school in the interface
with territory. It is predominant in the literature that deals with the experience of the
socio-cultural calendar in the Xakriabá, an understanding that culture has been
establishing as a central element in Xakriabá schools, however, after entering and
analyzing this experience of the Xukurank school from the workshops, we conclude that
knowledge embodied that is anchored in the territory is the trunk element and that
sustains the school since its taming, being the socio-cultural calendar important part, but
not the totality of this process. In this sense, the school with an territorial interface has
increasingly been the place of territorialized education that constitutes all of us
Xakriabá as body-territory. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Antropologia (ICS DAN) | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | - |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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