Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Reis Júnior, Dante Flávio da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-07T13:44:45Z | - |
dc.date.available | 2019-03-07T13:44:45Z | - |
dc.date.issued | 2016-04 | - |
dc.identifier.citation | REIS JÚNIOR, Dante Flávio da Costa. Ensino carregado de teoria: uma experiência inspiradora junto ao Grupo “Epistemologia, História e Didática das Ciências Naturais”. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 113-139, abr./2016. DOI: https://doi.org/10.5216/ag.v10i1.40552. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/atelie/article/view/40552/21115. Acesso em: 07 mar. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34110 | - |
dc.description.abstract | Neste texto, documentamos uma experiência recente de testemunho das atividades
de um grupo de pesquisa (liderado pelo Prof. Dr. Agustín Adúriz-Bravo) empenhado
em conceber, discutir e aplicar modos de aprimoramento do ensino de ciências.
Chama a atenção seu especial compromisso com questões ligadas à Filosofia
da Ciência – fato que faz emergir no seio do grupo o interesse pela capacitação
epistemológica de atuais e futuros mestres. No artigo apresentamos as características
gerais do grupo, destacando a natureza da produção intelectual de seu mentor,
Adúriz-Bravo. Ademais, ressaltamos valor e mérito dos estudos – predicados que,
a nosso juízo, poderiam ser inspiradores de uma nova perspectiva para as pesquisas
em Ensino de Geografia. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino carregado de teoria : uma experiência inspiradora junto ao Grupo “Epistemologia, História e Didática das Ciências Naturais” | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching theoretically charged : a stimulating experience with the “Epistemology, History and Didactics of Natural Sciences” Group | pt_BR |
dc.title.alternative | Enseñanza cargada de teoría : una inspiradora experiencia con el Grupo “Epistemología, Historia y Didáctica de las Ciencias Naturales” | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Grupos de pesquisa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Epistemologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geografia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | Ateliê Geográfico - Declaração de Direito Autoral Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: • Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creatve Commons Atributon que permite o compartlhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. • Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteddos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. • Autores têm permissão e são estmulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios insttucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtvas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). Fonte: htps://www.revistas.ufg.br/atelie/about/submissions. Acesso em: 07 mar. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5216/ag.v10i1.40552 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this paper, we report a recent witness experience of the activities of a research
group (led by Prof. Dr. Agustín Aduriz-Bravo), engaged in designing, discuss and
apply enhancement modes of science education. Draws attention their special
commitment to Philosophy of Science issues – a fact that expresses an interest in epistemological training of current and future teachers. The paper presents the
general characteristics of the group, highlighting the nature of the intellectual
production of his mentor, Adúriz-Bravo. Furthermore, we emphasize value and merit
of these studies – qualities that, in our opinion, could inspiring a new perspective for
Geography Teaching research. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | En este trabajo, se presenta una experiencia reciente de testimonio de las actividades
de de un grupo de investigación (dirigido por el Prof. Dr. Agustín Adúriz-Bravo)
dedicado a diseñar, reflexionar y aplicar modos de perfeccionamiento de la educación
científica. Llama la atención su especial compromiso con los temas de la Filosofía
de la Ciencia – hecho que expresa un interés en la formación epistemológica de
los actuales y futuros profesores. El artículo presenta las características generales
del grupo, destacando la naturaleza de la producción intelectual de su mentor,
Adúriz-Bravo. Además, resalta valor y mérito de estos estudios – virtudes que, en
nuestra opinión, podrían inspirar a una nueva perspectiva para la investigación en
Enseñanza de la Geografía. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|