Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34211
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RafaelaEleutérioHolanda.pdf2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVeloso, Jorge das Graças-
dc.contributor.authorHolanda, Rafaela Eleutério-
dc.date.accessioned2019-03-14T20:48:28Z-
dc.date.available2019-03-14T20:48:28Z-
dc.date.issued2019-03-14-
dc.date.submitted2018-07-02-
dc.identifier.citationHOLANDA, Rafaela Eleutério. Dança-sujeito-encontro: experiências em dança-educação na Escola Parque Anísio Teixeira - Ceilândia/DF. 2018. 111 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34211-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho surge a partir de uma inquietação enquanto professora e emerge como fruto de práticas cotidianas em dança-educação. A pesquisa descreve como acontecem as oficinas e aulas de dança na Escola Parque Anísio Teixeira - Ceilândia/DF e tem como objetivo investigar como essa linguagem ali se insere, a partir das experiências e narrativas dos alunos. Busca-se, ainda, compreender a dança pelo viés da arte-educação e contextualizar as relações entre a Cidade de Ceilândia e o projeto da EPAT. Pelo registro das falas dos alunos, levanta-se categorias, discutindo-as à luz dos referenciais teóricos escolhidos. A composição metodológica desse recorte sedimenta-se pelo viés da educação sensível de Duarte Júnior, pela escuta sensível de René Barbier e pela análise de conteúdos de Laurence Bardin. Assim, o estudo orienta-se pelo compartilhamento de vivências e pelas trocas, valorizando as narrativas dos sujeitos imersos no contexto de ensino-aprendizagem. Além deste texto dissertativo a pesquisa culminou em um pequeno vídeo-dança-registro produzido pelos próprios alunos, que mostra seus olhares e relações com a dança e a escola.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDança-sujeito-encontro : experiências em dança-educação na Escola Parque Anísio Teixeira - Ceilândia/DFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDança - ensinopt_BR
dc.subject.keywordArte e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEscolas Parquept_BR
dc.subject.keywordDança e educaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.abstract1The following research emerges from a teacher’s unrest and is fruit of everyday practices in dance-education. It describes how workshops and classes are carried out at the Escola Parque Anísio Teixeira - Ceilândia/DF project and wishes to investigate from the students’ experiences and narratives how this expression is lived by them. The goal is to also comprehend dance from an art-education perspective and contextualize the relationship between the city of Ceilândia and the EPAT project. From the students’ accounts categories are defined and analyzed with the chosen theoretical references. The methodological composition of the study is grounded by Duarte Junior’s sensitive education, René Barbier’s sensitive listening and Laurence Bardin’s content analysis. The research is, therefore, guided by exchanges and sharing of experiences, valuing the narrative of the subjects immersed in the teaching-learning environment. Along with this dissertation a small video-dance-recording is presented, produced by the students themselves and showing their viewpoints and relationship with dance and the school.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.