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Título: Atendimento educacional especializado : uma proposta pedagógica de apoio a professores de Ciências da Natureza
Autor(es): Silva, Keilla Christina Desidério da
Orientador(es): Mól, Gerson de Souza
Assunto: Atendimento educacional especializado
Inclusão escolar
Capacitação pedagógica
Ensino de ciências
Data de publicação: 1-Abr-2019
Referência: SILVA, Keilla Christina Desidério da. Atendimento educacional especializado: uma proposta pedagógica de apoio a professores de Ciências da Natureza. 2018. 181 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O processo de Inclusão Educacional é mediado pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) que auxilia a comunidade escolar nas necessidades específicas de estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades e/ou superdotação, oferece o suporte no sentido de complementar ou suplementar o currículo. O objetivo geral dessa pesquisa foi elaborar um Programa de Capacitação Pedagógica em Serviço para professor regente de Ciências no contexto inclusivo. Optamos por desenvolver este estudo na abordagem qualitativa, pois tem o foco na compreensão dos significados das interações que se estabelecem entre o docente do AEE e da classe comum. Como metodologia de análise de dados utilizamos a Análise Textual Discursiva, buscando novas compreensões dos discursos analisados. Para o estudo dessa relação, constituímos a pesquisa em três fases. Na primeira fase, utilizamos carta e entrevista no levantamento de informações sobre a percepção de quatro professores de Ciências do Atendimento Educacional Especializado. Evidenciamos que os professores reconhecem a importância desse atendimento para inclusão educacional, enxergam a necessidade de estabelecer uma relação colaborativa com os professores especialistas e reconhecem que os desafios e barreiras para o ensino inclusivo se acentuam com a desinformação e o despreparo. Na segunda fase, com base nesse levantamento, realizamos o planejamento, a execução e a análise de uma formação profissional em serviço, consistindo em um espaço de informações e diálogos sobre as possibilidades de mediação de conceitos científicos no contexto da Educação Inclusiva com um professor de Física, utilizamos a transcrição do áudio dos encontros, diário de campo e questionário na construção dos dados. Percebemos que essa formação possibilitou fundamentos teóricos e práticos para estimular a investigação e a inclusão nas aulas de Ciências. Na terceira fase, com os resultados obtidos nas fases 1 e 2 dessa investigação, elaboramos um Programa de Capacitação em Serviço abordando Ensino de Ciências investigativo inclusivo. Nessa fase aperfeiçoamos a proposta de formação profissional executada, acrescentamos sugestões e ajustamos falhas apresentadas nesse processo de intervenção. Diante desses resultados, defendemos que a discussão e reflexão com o docente no ambiente de serviço, sobre a inclusão no ensino de ciências, coopera com a promoção da inclusão no âmbito escolar, proporcionado ao docente a possibilidade de (re)construção de práticas pedagógicas.
Abstract: The process of educational inclusion is mediated by the Specialized Educational Service (SES), which assists the school community in the specific needs of students with disabilities, autism spectrum disorder, high skills and / or giftedness, it offers the support to supplement or complement the curriculum. The general objective of this research was to elaborate an In-Service Pedagogical Training Program to regent teachers of Science in the context of inclusion. We chose to develop this study in the qualitative approach, since it focuses on the understanding of the meanings of interactions that are established between the SES teacher and the teacher of regular class. With Discursive Textual Analysis as methodology of data analysis, we seek new understandings of the analyzed discourses. For the study of this relation, we constituted the research in three phases. In the first phase, we used a letter and interviews to collect information about the perception of four Sciences Teachers of the Specialized Educational Service. We show that teachers recognize the importance of this service for educational inclusion, they see the need to establish a collaborative relationship with specialist teachers and recognize that the challenges and barriers to inclusive education are accentuated by misinformation and unpreparedness. In the second phase, based on this survey, we carried out the planning, execution and analysis of a Professional Training in Service, consisting of a space to share information and talk about the possibilities of mediation of scientific concepts in the context of inclusive education with a teacher of Physics, we used the audio transcription of the meetings, field diary and questionnaire in data construction. We realized that this training provided theoretical and practical foundations to stimulate research and inclusion in science classes. In the third phase, with the results obtained in phases 1 and 2 of this investigation, we elaborated an In-Service Training Program addressing Inclusive Investigational Science Teaching. In this phase we improved the In-Service training proposal, added suggestions and adjusted the failures presented in this intervention process. In view of these results, we argue that the discussion and reflection with the teacher in the service environment, on inclusion in science teaching, creates the promotion of inclusion in the school environment, providing the teacher with possibilities of (re) construction of pedagogical practices.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2018.
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