Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Canedo, Edna Dias | - |
dc.contributor.author | Leão, Heloise Acco Tives | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-01T19:48:22Z | - |
dc.date.available | 2019-04-01T19:48:22Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-01 | - |
dc.date.submitted | 2018-09-04 | - |
dc.identifier.citation | LEÃO, Heloise Acco Tives. Digitização de serviços públicos: um modelo para administração pública federal. 2018. xiv, 68 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34259 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A digitização dos serviços ofertados aos cidadãos por parte do Governo Federal é hoje
uma realidade comum e parte integrante das estratégias de modernização adotadas no
Brasil, principalmente a partir de 2016 quando foram publicados importantes decretos,
definindo uma Política de Governança Digital e uma Plataforma de Cidadania Digital, no
âmbito da Administração Pública Federal (APF). Esse trabalho tem como objetivo caracterizar
os serviços públicos, em especial o brasileiro, no contexto da transformação digital,
analisando o contexto das estratégias da Plataforma Digital e do Kit Transformação do
Governo Brasileiro. Além disso, foi realizado uma pesquisa junto aos órgãos da APF buscando
identificar a expectativa do cidadão e/ou do servidor público com a Digitização de
Serviços Públicos pelo Governo Brasileiro. O foco dessa pesquisa é buscar resultados que
possam ajudar a melhorar a qualidade dos serviços ofertados e que forneça subsídios para
desenvolver uma ferramenta adequada para apoiar na digitização de serviços voltados ao
cidadão e na sua precificação. A principal contribuição deste trabalho é a proposta de um
modelo/processo de digitização de serviços públicos centrada nas necessidades do cidadão.
O Modelo poderá ser utilizado por qualquer Órgão do Governo que deseje digitizar seus
serviços, sendo adaptável e flexível, de acordo com suas necessidades. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Digitização de serviços públicos : um modelo para administração pública federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Digitização de serviços | pt_BR |
dc.subject.keyword | Governança digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviços públicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plataformas digitais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The digitization of services offered to citizens by the Federal Government is nowadays
a common reality and an integral part of the modernization strategies adopted in Brazil,
especially since 2016 when important decrees were published, defining a Digital Governance
Policy and a Digital Citizenship Platform by the Federal Public Administration (APF).
This work aims to characterize public services, especially Brazilian, in the context of
digital transformation analyzing the strategies context of the Digital Platform and the
Transformation Kit of the Brazilian Government. In addition, it will conduct a survey
with the APF agencies seeking to identify the expectation of the citizen and/or the public
servant with the Digitization of Public Services by the Brazilian Government. The focus of
this research is to find results that can help to improve the quality of the offered services and
to provide subsidies to develop a suitable tool to support the digitization of citizen services
and their pricing. The main contribution of this work is the proposal of a digitization
model of public services focused on the needs of the citizen. The Model may be used by
any Government Agency that wishes to digitize its services, being adaptable and flexible,
according to its needs. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciência da Computação (IE CIC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|