Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Fernando Antônio Pinheiro Villar de | - |
dc.contributor.author | Piedade, Julia Henning Campos | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-01T20:11:57Z | - |
dc.date.available | 2019-04-01T20:11:57Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-01 | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.citation | PIEDADE, Julia Henning Campos. Poéticas circenses contemporâneas: intermedialidades e o coletivo instrumento de ver. 2018. 173 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34260 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação investiga poéticas circenses contemporâneas a partir da identificação das
intermedialidades propostas pelo coletivo artístico brasiliense Instrumento de Ver. As artes
circenses, na pluralidade de suas manifestações, vêm propondo, ao longo de diferentes
períodos históricos, uma abertura para a variedade de abordagens de diferentes mídias.
Considero, então, as mídias, como modos de expressão e objetos que organizam, transportam,
guardam ou alteram a nossa percepção de mundo, participando como meios para a produção
de sentido. Partindo do princípio de que a relação do artista com os dispositivos circenses, ou
seja, seus aparelhos e objetos, é crucial para o circo, proponho uma análise desta relação. Para
isso, no primeiro capítulo, volto o olhar para as transformações do circo desde o nascimento
do circo moderno, passando por termos comumente utilizados para nominar mudanças
significativas do circo no último século, como Novo Circo, circo tradicional e circo
contemporâneo. É nesse contexto que trago, no segundo capítulo, o percurso do coletivo
Instrumento de Ver desde a sua criação, em 2002, me aprofundando nos processos criativos de
O Que Me Toca é Meu Também (2012) e Geringonça (2016). O terceiro capítulo aborda os
conceitos de mídia e intermedialidade como ferramentas operativas para a abordagem crítica
desses dois processos e obras, cuja análise de suas intermedialidades acontece no quarto e
último capítulo. Dialogo com artistas e teóricos das artes circenses como os brasileiros
Ermínia Silva e Gilmar Rocha, os franceses Phillipe Goudard e Jean Michel Guy, dentre
outros, assim como com alguns autores pesquisadores dos estudos da mídia, dentre eles os
brasileiros Adalberto Müller e Marta Isaacsson, o canadense Éric Méchoulan, os portugueses
José Maria Mendes e Filipa Chambel, o alemão Jurgen Müller e outros que foram importantes
aliados para uma compreensão desses conceitos e contextos. Faz parte da minha escolha,
portanto, observar como as mídias estão presentes e se relacionam nos processos criativos do
coletivo Instrumento de Ver. Proponho um olhar para a materialidade das mídias e para o
espaço criado na relação entre elas, tratado dentro da perspectiva da intermedialidade. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Poéticas circenses contemporâneas : intermedialidades e o coletivo instrumento de ver | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Circos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes circenses | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instrumentos circenses | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Cette dissertation recherche la poétique circassienne contemporaine à partir de l'identification
des intermedialités proposées par le collectif artistique brésilien Instrumento de Ver. Les arts
du cirque, dans la pluralité de ses manifestations, ont proposé sur différentes périodes
historiques, une ouverture pour la variété des approches aux médias. Je considère ensuite les
médias comme des modes d'expression et des objets qui organisent, transportent , gardent ou
modifient notre perception du monde, en participant comme moyens de production de sens.
En supposant, pourtant, que la relation entre l'artiste et les appareils de cirque, c'estàdire
leurs appareils et objets, est très importante pour le cirque, je propose une analyse de cette
relation. Pour cela, dans le premier chapitre, je reviens sur les transformations du cirque
depuis la naissance du cirque moderne, en passant sur les termes couramment utilisés pour
désigner des changements significatifs du cirque au siècle dernier, tels que Nouveau Cirque,
cirque traditionnel et cirque contemporain. C'est dans ce contexte que j'apporte, dans le
deuxième chapitre, le cours du collectif Instrumento de Ver depuis sa création en 2002,
approfondissant dans les processus créatifs Ce qui me touche m'appartient aussi (2012) et
Geringonça (2016). Le troisième chapitre traite des concepts de médias et d'intermédialité en
tant qu'outils opérationnels pour l'approche critique de ces deux processus et oeuvres, dont
l'analyse de leurs intermédialités se passe dans le quatrième et dernier chapitre. Je dialogue
avec des artistes de cirque et des théoriciens comme les Brésiliens Ermínia Silva et Gilmar
Rocha, les Français Phillipe Goudard et Jean Michel Guy, entre autres, ainsi qu'avec certains
auteurs des études des média, parmi eux les Brésiliens Adalberto Müller et Marta Isaacsson,
le Canadien Éric Méchoulan, le Portugais José Maria Mendes et Filipa Chambel, l'Allemand
Jurgen Müller et d'autres qui étaient des alliés importants pour la compréhension de ces
concepts et contextes. Il fait partie de mon choix, donc, d'observer comment les médias sont
présents et interagissent dans les processus de création du collectif Instrumento de Ver. Je
propose un regard sur la matérialité des médias et sur l'espace créé dans la relation entre eux,
traités dans la perspective de l'intermédialité. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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