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dc.contributor.authorHott, Daniela Francescutti Martins-
dc.contributor.authorRodrigues, Georgete Medleg-
dc.contributor.authorOliveira, Laís Pereira de-
dc.date.accessioned2019-04-12T13:45:10Z-
dc.date.available2019-04-12T13:45:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationHOTT, Daniela Francescutti Martins; RODRIGUES, Georgete Medleg; OLIVEIRA, Laís Pereira de. Acesso e acessibilidade em ambientes Web para pessoas com deficiência: avanços e limites. Brazilian Journal of Information Studies: research trends, v. 12, n. 4, p.45-p.52, 2018. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/8318. Acesso em: 12 abr. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34354-
dc.description.abstractA democratização do acesso aos dados digitais em diversos formatos que circulam na internet, ou seja, o Big Data tem sido tema recorrente no cenário mundial. Nesse contexto, discussões referentes à acessibilidade para pessoas com deficiência parece ser algo primordial e coerente com as questões de acesso às informações digitais. O presente estudo busca identificar os marcos regulatórios quanto às tecnologias de acesso e de acessibilidade em ambientes web para pessoas com deficiência, no período de 2000 a 2018. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, sendo a pesquisa exploratória, visto que partiu dos estudos da Ciência da Informação, do Profissional da Informação, da Acessibilidade e da Lei de Acesso às Informações e do Big Data, para estabelecer um elo entre tais conceitos. Como resultado apresenta e descreve a atuação do profissional da informação em todas as fases da configuração de um sítio acessível às pessoas com deficiência. Conclui que a acessibilidade informacional em ambientes web depende da mobilização em torno da questão da universalidade e da igualdade de direitos garantida em aparatos legais, assim como de capacitações e do preparo para se lidar com tema tão essencial quanto a acessibilidade informacional.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp/Marília-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAcesso e acessibilidade em ambientes Web para pessoas com deficiência : avanços e limitespt_BR
dc.title.alternativeAccess and accessibility in web environments for persons with disabilities : progresses and boundariespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAcesso à informaçãopt_BR
dc.subject.keywordAcessibilidade digitalpt_BR
dc.subject.keywordBig Datapt_BR
dc.subject.keywordProfissional da informaçãopt_BR
dc.rights.licenseBrazilian Journal of Information Studies: research trends - (CC BY SA) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Submeter um artigo à revista Brazilian Journal of Information Science, dá plenos direitos à revista para publicação do referido texto, ou seja, o(s) autor(es) concordam automaticamente com a sua publicação. A responsabilidade do conteúdo do artigo é inteiramente do autor. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Brazilian Journal of Information Science, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa dos Editores da revista. Fonte: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/8318. Acesso em: 12 abr. 2019.pt_BR
dc.description.abstract1The democratization of access to digital data in various formats that circulate on the Internet, that is, Big Data has been a recurring theme on the world stage. In this context, discussions on accessibility for people with disabilities seem to be central and coherent with issues of access to digital information. The present study seeks to identify the regulatory frameworks in a technological instance of access and accessibility in web environments for people with disabilities, from 2000 to 2018. The methodology used is of a qualitative nature, being the exploratory research, since it started from the studies of Information Science, Information Professional, Accessibility and the Law of Access to Information and Big Data, to establish a link between such concepts. As a result, it presents and describes the performance of the information professional in all phases of configuring a site accessible to people with disabilities. It concludes that informational accessibility in web environments depends on the mobilization around the issue of universality and equal rights guaranteed in legal apparatuses, as well as training and preparation to deal with a subject as essential as informational accessibility.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)-
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