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2018_JulianaCasteloBrancoPazdaSilva.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorAlmeida Filho, José Carlos Paes de-
dc.contributor.authorSilva, Juliana Castelo Branco Paz da-
dc.date.accessioned2019-04-17T20:24:09Z-
dc.date.available2019-04-17T20:24:09Z-
dc.date.issued2019-04-17-
dc.date.submitted2018-02-28-
dc.identifier.citationSILVA, Juliana Castelo Branco Paz da. Entre o sonho e a realidade: a formação inicial dos egressos do curso de Letras-Inglês de uma instituição pública. 2018. 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34389-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018.pt_BR
dc.description.abstractNa pesquisa relatada nesta dissertação, investigo a formação inicial de egressos do Curso de Licenciatura em Letras-Inglês de uma Universidade Pública e suas expectativas e dificuldades ao ingressarem ou tentarem ingressar no mercado de trabalho. Esta é uma pesquisa qualitativa de caráter intervencionista, direcionada a professores de língua inglesa recém-formados, na intenção de conhecer como esses egressos veem sua formação inicial no curso de Letras-Inglês, detectar lacunas no currículo dessa licenciatura, oportunizar o aprimoramento das competências ao longo de um curso de extensão e refletir sobre as atuais demandas do mercado de trabalho para o professor de Inglês, de forma que possam realizar suas funções de forma eficiente, incluindo ou alterando suas práticas pedagógicas. A partir da análise das respostas do questionário inicial, propus-me a ofertar um curso de extensão, não como foco principal desta pesquisa, mas como um meio de trazer os egressos de volta aos bancos da academia para atualizar seus conhecimentos, aperfeiçoar suas competências e propiciar uma coleta de registros para a pesquisa. Procurei investigar como estão suas vidas profissionais no ano inicial após a certificação, bem como identificar se o currículo da graduação de Letras-Inglês da instituição supriu as necessidades destes professores perante as exigências do mercado de trabalho. É fato que as instituições de ensino superior, em geral, têm pouco contato com seus discentes após a outorga do diploma e desconhecemos se nossos ex-alunos estão enfrentando dificuldades em suas carreiras profissionais. Assim, além da aplicação do questionário diagnóstico inicial, análise documental, levantamento bibliográfico, observações participantes, anotações de campo, grupo focal e entrevistas, busquei nesse pós-curso a rara oportunidade de ouvir as vozes dos egressos após o recebimento do diploma. Nesta pesquisa, pude refletir com os egressos se as disciplinas impostas a eles pelo Projeto Pedagógico deste Curso de Letras-Inglês estão realmente preparando professores da área de língua inglesa aptos a atender as exigências do mercado de trabalho. Para tanto, utilizo os fundamentos dos preceitos teóricos de um estudo de caso coletivo com uma intenção intervencionista. Em relação aos resultados, discuto validades de algumas disciplinas do currículo atual e apresento propostas para uma futura reformulação do currículo do curso de Licenciatura em Letras-Inglês da universidade.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEntre o sonho e a realidade : a formação inicial dos egressos do curso de Letras-Inglês de uma instituição públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLíngua inglesa - ensino superiorpt_BR
dc.subject.keywordProfessores de línguas - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formação continuadapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In the research reported in this dissertation I investigate the initial training of graduates of the degree Course in English literary and languages studies of a Public University and their difficulties when joining or trying to enter the labor market. This is a qualitative research of an interventive kind, directed to newly qualified English as a foreign language teachers, in the intention to display how these graduates see their initial formation in the course in English literature and language studies, to detect gaps in the curriculum, to offer the improvement of the competences of the graduates during an extension course and reflect upon the current demands of the labor market for the teacher of English, if the graduates can perform their functions effectively, including or changing their pedagogical practices. Based on the analysis of the answers to the initial questionnaire, I proposed to offer an Extension Course to attract former graduates, and to make it possible to find out about their postcourse realities, to improve their skills, update their knowledge and collect data for the survey. I sought to investigate how their professional lives are in the initial year after certification, as well as identifying whether university's English literary and languages studies curriculum met their needs for these teachers in the face of the demands of the labor market. It is a fact that higher education institutions, in general, have little contact with their students after the granting of the certification and we do not know if our former students are facing difficulties in their professional careers. Thus, in addition to the application of the initial diagnostic questionnaire, documentary analysis, bibliographical survey, participant observations, field notes, focus group and interviews, I proposed to offer this post-course to have the opportunity to listen to the voices of the graduates after receiving the University Degree. In this research, I was able to reflect if the disciplines imposed on students by the Pedagogical Project of this English literary and languages studies Course are really preparing English teachers able to meet the demands of the job market. For that, I use the fundamentals of the theoretical precepts of a Case Study with the interventionist modality. Data analysis was performed using the triangulation method because it was the alternative that best adapted to this work. Regarding the results, I discuss some disciplines of the current curriculum and present a proposal for a future reformulation of the curriculum of the degree course in English literary and language studies.pt_BR
dc.description.abstract2En la investigación relatada en esta disertación, investigo la formación inicial de los egresos del Curso de Licenciatura en Letras Inglés de una Universidad Pública y sus dificultades al ingresar o intentar ingresar en el mercado de trabajo. Esta es una investigación cualitativa de carácter intervencionista, direccionada a profesores de lengua inglesa recién formados, en la intención de conocer estos egresos vienen su formación inicial en el curso de letras inglés, detectar lagunas en el currículo de esta licenciatura, proponer el perfeccionamiento de las competencias de los egresos a lo largo de un curso de extensión y reflexionar sobre las actuales demandas del mercado de trabajo para el profesor de inglés, de forma que los egresos posan realizar sus funciones de forma eficaz, incluyendo o alterando sus prácticas pedagógicas. A partir del análisis de las respuestas del cuestionario inicial, me propuse a ofertar un curso de extensión, no como un foco principal de esta investigación, pero como un medio de traer los egresos de vuelta a los bancos de la academia para perfeccionar sus competencias, actualizar sus conocimientos y colectar datos para la investigación. Busqué investigar cómo están sus vidas profesionales en el año inicial después de la certificación, bien como identificar si el currículo de graduación de Letras Inglés de la institución suplió las necesidades de estos profesores frente a las exigencias del mercado de trabajo. Es hecho que las instituciones de enseñanza superior, en general, tiene poco contacto con sus discentes después de la concesión del diploma y desconocemos si nuestros ex alumnos están enfrentando dificultades en sus carreras profesionales. Así, además de la aplicación del cuestionario diagnóstico inicial, análisis documental, levantamiento bibliográfico, observaciones participantes, notas de campo, grupo de discusión y entrevistas, me propuse a ofrecer este post-curso para tener la oportunidad de oír las voces de los egresos después del recibimiento del diploma. En esta investigación pude reflexionar si las asignaturas impuestas a los alumnos por el Proyecto Pedagógico de este Curso de Letras Inglés están realmente preparando profesores del área de lengua inglesa aptos a atender las exigencias del mercado de trabajo. Por lo tanto, utilizo los fundamentos de los preceptos teóricos de un Estudio de Caso con la modalidad intervencionista. El análisis de los datos fue realizado utilizando el método de triangulación por ser la alternativa que mejor se adaptó a ese trabajo. En relación con los resultados, discuto sobre algunas asignaturas del currículo actual y presento propuestas para una futura reformulación del currículo del curso de Licenciatura en Letras Inglés de la universidad.pt_BR
dc.description.abstract3Dans la recherche rapportée dans cette dissertation, j'étudie la formation initiale des étudiants qui sont entrés dans le Cours de Licence en Lettres-Anglaise d'une Université Publique et leurs difficultés à rejoindre ou tenter d'entrer sur le marché du travail. Il s'agit d'une recherche qualitative de caractère interventionniste, dirigé aux enseignants de langue anglaise nouvellement formé, avec l'intention de connaître comme ces étudiants qui sont entrés à l’université voient leur formation initiale au cours de Lettres-Anglaise, détecter les lacunes dans le curriculum de cette licence, opportuniser le perfectionnement des étudiants qui entrent à l’université le long d’un cours d’extension et de réfléchir sur les demandes actuelles du marché du travail pour l'enseignant d'anglais, de façon que les ces étudiant puissent réaliser leurs fonctions de manière efficace, y compris ou en changeant leurs pratiques pédagogiques. A partir de l'analyse des réponses du questionnaire initial, je me mets à offrir un cours d'extension, et non comme l'objectif principal de cette recherche, mais comme un moyen de ramener les étudiants aux banques académiques pour améliorer leurs compétences, mettre à jour leurs connaissances et collecter les données pour la recherche. J'ai essayé d'enquêter comme sont leurs vies professionnelles durant la première année après la certification, ainsi qu'identifier si le programme curriculum de la graduation de Lettres-Anglaise de l'institution a fourni les besoins de ces enseignants aux exigences du marché du travail. Il est vrai que les établissements d'enseignement supérieur ont, en général, un peu de contact avec leurs élèves après l'octroi du diplôme et on méconnaît si nos anciens élèves sont confrontés à des difficultés dans leurs carrières professionnelles. Ainsi, au-delà de l'application du questionnaire diagnostic initial, l'analyse documentaire, revue de la littérature, les observations participantes, notes de terrain, des groupes de discussion et des interviews, j'ai proposé à offrir ce post-formation pour avoir la possibilité d'entendre les voix des diplômés après avoir reçu le diplôme Dans cette recherche, j'ai pu réfléchir si les disciplines imposées aux étudiants par le Projet Pédagogique de ce Cours Lettres-Anglais sont réellement en préparant des enseignants de ce champ de langue anglaise habiles de répondre aux exigences du marché du travail. Pour cela, j'utilise les fondamentaux des préceptes théoriques d'une Étude de Cas avec la modalité interventionniste. L'analyse des données a été réalisée en utilisant la méthode de triangulation parce que c'était l'alternative la meilleure adaptée à ce travail. En ce qui concerne les résultats, je discute de certaines disciplines du curriculum actuel et je présente une proposition pour un futur reformulation du curriculum du cours de Licence en Letrres-Anglaise de l'université.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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