Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Laranjeira, Nina Paula Ferreira | - |
dc.contributor.author | Barbosa, César Adriano de Sousa | - |
dc.contributor.author | Garcez, Nilcionir da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-26T11:58:07Z | - |
dc.date.available | 2019-04-26T11:58:07Z | - |
dc.date.issued | 2018-08 | - |
dc.identifier.citation | LARANJEIRA, Nina Paula; BARBOSA, César Adriano de Sousa; GARCEZ, Nilcionir da Costa. Desafios da construção do conhecimento agroecológico com jovens do campo no contexto de assentamentos da reforma agrária na Chapada dos Veadeiros, Nordeste Goiano. In: ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS RURAIS, 3., 2018, Florianópolis. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis: Rede de Estudos Rurais, 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ZT_FmP87r8YZc0K_zjLmG4wuHxaKmdFt/view. Acesso em: 26 abr. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34441 | - |
dc.description.abstract | O trabalho trata do curso para jovens com a temática de Agroecologia, no âmbito do projeto
“Agroecologia, inovação e sustentabilidade: ressignificando a relação do jovem com o campo”,
Chamada nº 19/2014 INCRA/SNJ/CNPq – Fortalecimento da Juventude Rural, executado pelo
Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Alimentação Sustentável e Produção Agroecológica –
NASPA, em assentamentos da reforma agrária da Chapada dos Veadeiros. O curso, com 750 horas,
baseado na pedagogia freiriana e na pesquisa-ação/participante, permitiu decifrar desafios e
potencialidades da Agroecologia para o trabalho com os jovens. A metodologia consistia em diálogo
teoria-prática por meio de oficinas, mutirões e do desenvolvimento de projeto agroecológico por
cada jovem, na parcela familiar. A permanência dos jovens no curso apresentou desafios que devem
ser relacionados com a questão da permanência do jovem no campo e toda a problemática que esta
permanência traz. Apesar de questões gerais já conhecida para o êxodo da juventude, a realidade de
cada assentamento demonstra que a situação das famílias e sua relação social local, ou seja, a forma
como estão inseridas e reconhecidas na sociedade como agricultores familiares fazem grande
diferença para que esses jovens valorizem e se envolvam com a Agroecologia, e deem sua
contribuição no trabalho familiar. É nas famílias reconhecidas e valorizadas que os jovens mais
investem nesse conhecimento e veem a possibilidade de viver no e do campo. Por último, observase
que, ainda que a Universidade não possa suprimir lacunas deixadas pela ausência do Estado, fica
clara a importância do papel da Extensão Universitária, utilizando metodologias participativas e a
pesquisa-ação/pesquisa participante, no contexto da Agroecologia, na revalorização e
fortalecimento da cultura camponesa. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Rede de Estudos Rurais | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desafios da construção do conhecimento agroecológico com jovens do campo no contexto de assentamentos da reforma agrária na Chapada dos Veadeiros, Nordeste Goiano | pt_BR |
dc.type | Trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ecologia agrária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia | pt_BR |
dc.rights.license | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pela Professora Nina Paula Laranjeira para disponibilizar o trabalho, em 22 de abril de 2019, no site repositorio.unb.br, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | - |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em evento
|